• ter. abr 16th, 2024

Aluno de Campinas fica em 1º lugar na Olímpiada de Neurociências

abr 2, 2018
Compartilhe Boas Notícias

Agora ele disputará a etapa nacional, em maio, no Rio de Janeiro.

O desafio era grande: 50 questões sobre o funcionamento do cérebro e 50 minutos para respondê-las. Mas, o estudante do terceiro ano do ensino médio do Cotuca (Colégio Técnico de Campinas), Pedro Henrique de Morais Moreira, de 16 anos, encarou a prova sem medo e saiu vencedor.

Ele ganhou no último sábado (17) o primeiro lugar na etapa São Paulo da Olimpíada de Neurociências. A prova da primeira fase foi foi aplicada pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP). Pedro acertou 42 das 50 questões.

“Eu nem sabia o que era neurociência. Comecei a entender um pouco do assunto no ano passado, quando minha escola convidou os alunos para participarem. E hoje é um assunto que eu adoro. A neurociência faz parte do nosso dia a dia, tudo que fazemos passa pelo cérebro”, contou Pedro Henrique.

Agora ele disputará a etapa nacional, que acontece em maio, no Rio de Janeiro. No total, mais de 500 do ensino médio se inscreveram na Olimpíada, também conhecida como Brain Bee.

No ano passado, o estudante não ficou entre os melhores colocados. Foi então que decidiu estudar para valer.

Pedro Henrique teve a ajuda nos estudos do professor de Biologia, Jodir Pereira da Silva. “Fico emocionado com esta conquista. Estamos em uma escola pública, com aulas em período integral. Tive que estudar para dar aula e buscamos professores da Unicamp para nos ajudar”, contou o professor.

PREPARO

Para se prepararem para a Olimpíada de Neurociências de São Paulo, em janeiro os alunos do ensino médico inscritos no Brain Bee e seus professores participaram da quarta edição do Curso Preparatório de Neurociências promovido pelo Einstein.

Assim como Pedro Henrique, outros 109 inscritos nesta edição eram de escolas públicas. As aulas preparatórias gratuitas ocorreram nos dias 26 e 27 de janeiro.  O campeão nacional disputará, em julho, a final internacional na Alemanha.

Fonte: ACidadeon

Loading