• ter. abr 16th, 2024

Anvisa libera eletrocardiograma do Apple Watch no Brasil

maio 27, 2020
Compartilhe Boas Notícias

Órgão ressalta que aplicativos não substituem procedimentos clínicos. Relógio smart já salvou inúmeras vidas de usuários com problemas no ritmo cardíaco.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou as funções do Apple Watch relacionadas a eletrocardiograma. Usuários poderão acessar o ECG e também o RNRI (Recurso de Notificação de Ritmo Irregular) diretamente no relógio smart produzido pela empresa da maçã. O órgão definiu que os recursos do relógio da Apple servem como medida complementar, mas não substituem os procedimentos clínicos, de acordo com um comunicado divulgado nesta segunda-feira (25).

Apesar da aprovação, os dois aplicativos ainda não estão disponíveis para os usuários brasileiros. Para que a função possa começar a ser usada nos dispositivos, é preciso que a empresa libere uma atualização. A Apple Brasil não comentou o assunto.

Os dois recursos são voltados para saúde e visam manter o usuário informado sobre o ritmo cardíaco. Um deles é o Recurso de Notificação de Ritmo Irregular (RNRI), que analisa os registros de frequência do pulso da pessoa e identifica se a pulsação apresenta atividades atípicas. Caso isso aconteça, o aplicativo então notifica o usuário, prevenindo contra uma possível arritmia.

O outro recurso é o eletrocardiograma (ECG). Ele consegue gerenciar os batimentos cardíacos de maneira similar a de um eletrocardiograma de hospital. O ECG é o que capta os batimentos cardíacos e armazena os dados para que o RNRI consiga analisá-los devidamente e informar o usuário em casos críticos.

A Anvisa destacou alguns pontos que requerem a atenção dos usuários. Ela explicou que o ECG do Apple Watch não substitui o eletrocardiograma hospitalar, já que tem caráter apenas informativo. Além disso, a entidade também alerta aos usuários que o recurso consegue identificar apenas a fibrilação atrial (FA) e não é capaz de detectar outros tipos de arritmia.

O órgão também afirma que o ECG não funciona quando exposto a fortes campos eletromagnéticos. A Anvisa ainda recomenda o uso dos recursos para pessoas de faixa etária superior a 21 anos.

Mesmo assim, o relógio já foi responsável por salvar vidas. Como foi o caso do publicitário brasileiro Jorge Freire. O Apple Watch deu o primeiro alerta de que ele estava com o ritmo cardíaco irregular.

O publicitário disse que não estava realizando nenhuma atividade que justificasse aquele ritmo acelerado e rapidamente procurou um médico, que confirmou o quadro de taquicardia. O caso teve grande repercussão no Facebook e até chamou a atenção de Tim Cook, presidente da Apple. O executivo respondeu por e-mail agradecendo o depoimento.

Havia grande expectativa em torno do recurso. A fabricante estudava lançar a tecnologia nos relógios vendidos no Brasil desde outubro do ano passado.

Com informações da Anvisa

Fonte: https://www.techtudo.com.br/

Loading