• ter. mar 12th, 2024

Aos 86 anos, mulher se forma em direito no RS e quer ajudar idosos

Compartilhe Boas Notícias

Maria Francisca Coruja se prepara para obter o segundo diploma.
Idosa quer exercer a profissão na área do direito previdenciário.

No dia 29 de agosto, a aposentada Maria Francisca Coruja, de 86 anos, foi a formanda mais velha da turma de 21 alunos do curso de direito da universidade La Salle de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Sem ambição financeira e com muita vontade de ajudar os outros, a idosa está ansiosa para a cerimônia de colação de grau. E já faz novos planos. Decidida, já se prepara para o próximo desafio: ser aprovada no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Viúva desde 1997, Dona Coruja, como é carinhosamente chamada por amigos e conhecidos, decidiu retomar os estudos em 2009, aos 80 anos, após a perda da mãe. Voltar à sala de aula foi uma forma de ocupar o tempo em que se sentia solitária no imenso apartamento onde mora na capital.

A gente nunca sabe o suficiente, sempre há  coisas para aprender na vida”
Maria Francisca Coruja, 86 anos, formanda

“No início eu fui [para a faculdade] para preencher a minha vida, que estava solitária. Mas quando entrei, já fui planejando meu futuro. No segundo semestre eu pretendo me preparar para a prova da OAB e pretendo trabalhar com a terceira idade, para ajudar as vovozinhas e vovozinhos que precisam”, diz ela ao G1.

Mesmo sem querer, a história de vida de Dona Coruja serve de exemplo. Ela percebeu isso com clareza na última semana, quando foi a uma loja comprar um vestido para usar em uma das celebrações da formatura e compartilhou o compromisso com a atendente que a recebeu. “A moça me disse: ‘Tu estás se formando em direito com 86 anos? Que vergonha de mim’, me disse ela, correndo uma lágrima do olho. Ela tinha 50 anos e se achava velha para isso”, comenta, indignada.

E já é fato que a universidade não é mais um ambiente frequentado somente por gente jovem. O perfil do ensino superior no Brasil mudou. Dados do Ministério da Educação (MEC) apontam que houve um aumento de 40% no número de pessoas acima dos 60 anos dentro da universidade, entre 2010 e 2012.

Dona Coruja é a mais velha da turma de estudantes de direito (Foto: Arquivo pessoal)

Graduada em ciências biológicas e com pós em pedagogia, a idosa aposentou-se em 1983, depois de fazer carreira por 35 anos no magistério. O diploma em direito vai unir-se aos demais certificados que já coleciona no currículo. “Eu me aposentei, mas não parei. Nunca. Tem uma frase que sempre usei na minha vida: ‘Todo o movimento que estaciona, morre’. Então eu não paro nunca”, afirma.

Apesar da idade avançada, Dona Coruja não abre mão do sonho de exercer a profissão de advogada de forma voluntária, na área do direito previdenciário. “Vai ser um trabalho gratuito. Eu sou muito modesta, já ganho o suficiente para viver bem”, sustenta ela. “Eu tenho onde morar, já fiz muitas viagens pelo mundo. Sei administrar meu dinheiro, ele rende. Então eu não tenho ambição por dinheiro. Eu não vou levar dinheiro para o céu”, completa.

Dona Coruja era referência na turma de formandos
(Foto: Arquivo pessoal)

Estudar para ela nunca foi problema. Pelo contrário, era prazer. Filha de professor, entrou na escola já sabendo ler e escrever, aos 5 anos. “Aprendi com o meu pai”, conta a irmã mais velha de uma família humilde de sete irmãos.

Nascida em Barra do Ribeiro, a cerca de 60 km de Porto Alegre, começou a trabalhar ainda adolescente. Com a morte do pai, aos 15 anos procurou emprego para ajudar a mãe, que cuidava do lar, com as despesas da casa.

“Nossa família não tinha muitos recursos. A gente se criou no interior, uma vida modesta”, lembra. Aos 19, casou-se em Gravataí, na Região Metropolitana. Logo se mudou para a capital, onde teve os dois filhos Elaine Terezinha, 59 anos, e Sérgio Augusto, 66 anos.

É no passado que Dona Coruja busca inspiração para correr atrás dos sonhos que ainda conserva vivos. “Aos meus queridos pais, minha eterna gratidão pela luta empreendida para custear meus estudos de 1º grau, alicerce que hoje completo a obra sonhada”, escreveu ela em seu convite de formatura.

A única tristeza no meio de um período tão alegre na vida de Dona Coruja é a frágil saúde da filha, que está hospitalizada com pneumonia e recebe os cuidados da mãe. “Fiquei tão envolvida com isso que nem pude mandar todos os convites”, lamenta. Por essa razão, a festa de formatura será bem simples. “Em família e com amigos bem íntimos”, resume.

Aluna aplicada e cheia de opiniões
Durante os seis anos em que esteve na faculdade, Dona Coruja manteve a rotina de ir de ônibus ou trem até a universidade em Canoas, trajeto que levava cerca de 45 minutos. Nem mesmo algumas aulas no turno da noite a intimidavam a usar o transporte coletivo. “Eu tenho muita fé. Sou invisível para o mal”, brinca.

Em sala de aula, Dona Coruja era referência na turma, querida tanto por professores como pelos colegas. Embora não saiba explicar o que a levou a optar pelo direito, descobriu nas leis e códigos penais uma nova paixão. O bom desempenho é resultado de horas de estudo em casa. “Sou apaixonada pela educação, pela instrução. Estudo 10, 12 horas por dia”, diz.

Tanta leitura rende assunto. Sobre temas polêmicos, como a proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos no caso de crimes de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e crimes hediondos, não tem medo de se posicionar. “Isso não adianta nada. Nada. Eles saem pior de lá [da cadeia]. Ah, se eu pudesse pegar esse mundo e virar do lado avesso”, argumenta.

Apesar de ser reconhecida e elogiada por seus feitos, Dona Coruja é modesta e evita o rótulo de exemplo. “A gente nunca sabe o suficiente, sempre há coisas para aprender na vida”, conclui.

Fonte: g1.globo.com

Loading

Deixe um comentário