• ter. mar 12th, 2024

Aplicativo auxilia deficientes visuais e cegos a identificar os ônibus antes de embarcar

fev 5, 2018
Compartilhe Boas Notícias

O objetivo é de contribuir para a inclusão social das pessoas cegas e deficientes visuais.

Alunos do 8º semestre de Engenharia da Computação, Alberto Neto, Alexandre Nogueira, Risonaldo Moura e João Borges, criaram um aplicativo chamado BusID. O app visa assegurar a confiança às pessoas com problemas de visão no uso de transportes coletivos.

Durante a disciplina de Computação Gráfica e Processamento de Imagens, ministrada pelos professores Deyvison Penha e Ronaldo Zampolo, os graduandos foram instigados a desenvolver soluções para problemas reais utilizando o conhecimento adquirido em sala de aula. Um dos criadores, Risonaldo Moura, conta que a ideia para o BusID surgiu quando os estudantes perceberam a carência de desenvolvimentos tecnológicos na área de tecnologia assistiva.

“Percebemos que os cegos e os deficientes visuais em Belém têm bastante dificuldade para identificar, sozinhos, a linha do ônibus que está à sua frente, pois nem mesmo há sistemas de localização que os auxiliem nesta tarefa, como em algumas cidades do País, contribuindo, portanto, com o aumento de sua dependência e exclusão social”, explica o estudante.

Para ele, o desenvolvimento de projetos como o BusID ajuda a preparar os alunos para o mercado de trabalho, tendo em vista que os problemas que estes projetos resolvem são da mesma natureza daqueles que as empresas buscam solucionar. O app também é de grande importância no fator social, “em ter o poder de impactar na vida das pessoas ainda dentro da Academia, além de dar um retorno à sociedade pelo investimento que é feito à Universidade”.

O BusID identifica a linha do ônibus por meio da câmera do celular e fala em voz alta para o usuário. Para isso, o número identificador da linha do ônibus deve estar visível e o usuário estar a uma distância menor que 10 metros. A base de dados já conta com cerca de 98% de todos os ônibus da Região Metropolitana de Belém cadastrados.

Como funciona – Ao abrir o BusID, o usuário escuta uma voz dizendo “Olá” e é levado à tela principal do aplicativo, na qual é mostrada a imagem da câmera. Quando nesta imagem houver um ônibus com seu código visível, o App diz a linha daquele ônibus, automaticamente, sem precisar de nenhum toque na tela ou botão, e sem a necessidade de conexão com a internet. Se outro ônibus surgir na imagem, o BusID também dirá a linha deste outro ônibus.

Nas próximas atualizações, serão adicionadas à base de dados todas as linhas de ônibus da Região Metropolitana de Belém com as letras, e não somente os números, além de melhoramentos na usabilidade para os usuários conforme seus feedbacks, lançamento da versão para o Iphone, e opções para outras cidades do País que apresentam semelhante cenário da Região Metropolitana de Belém.

O app atende a toda a população que faz uso dos transportes coletivos na região e pode ser baixado e utilizado gratuitamente. O BusID está disponível na Google Play para smartphones com sistema Android. Basta procurar pelo nome BusID Belém, ou acessar este link.

Fonte: Universidade Federal do Pará

Loading