• ter. mar 26th, 2024

Aplicativo gratuito que mapeia 180 cachoeiras mineiras já está disponível

Compartilhe Boas Notícias

Tecnologia transforma celulares em GPS’s com navegabilidade off-line

O aplicativo Cachoeiras Estrada Real, que possibilita a localização de cachoeiras do estado de Minas Gerais pelo celular, foi lançado esta semana. Desenvolvido pelos empresários mineiros Pedro Henrique Mendonça e Rafael Ciprian, a ferramenta funciona como uma espécie de guia virtual com fotos, vídeos e rotas que possibilitam ao usuário uma consulta prévia dos atrativos a serem visitados.

A tecnologia, desenvolvida através de recursos disponibilizados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas (Fapemig), transforma os smarthphones em GPS’s com navegabilidade off-line, já que muitos dos lugares não possuem sinal de celular. Através do aplicativo é possível obter informações como: acesso, dicas de segurança, características ambientais, tempo médio de percurso e se o terreno se encontra em propriedade particular.

Os idealizadores mapearam 180 cachoeiras em 21 municípios, com informações sobre hospedagem, locais para alimentação, postos de gasolina, bancos e telefones de emergência. Também querem firmar outras parcerias para ampliar a abrangência do projeto em aplicativos relacionados à conscientização ecológica do visitante e estímulo a ações para a preservação do meio ambiente, como a fixação de placas, sinalização da direção da cachoeira, manutenção das trilhas, instalação de lixeiras e serviço de coleta seletiva. “A ideia é continuar neste trabalho pioneiro no ramo de guias turísticos virtuais. Queremos criar uma plataforma que pode ser aplicada a outras realidades, como parques, circuitos turísticos e cidades turísticas”, afirma Pedro Henrique.

O aplicativo está disponível para o sistema Android, mas existe a previsão de lançamento para o sistema iOS em março. Para saber mais e baixar o aplicativo, clique aqui.

Fonte: WikiParques e Agência Minas Gerais

Loading

Deixe um comentário