Tecnologia

App ajuda pessoas com deficiência visual a lerem textos impressos

Compartilhe Boas Notícias

Pessoas com deficiência visual ou baixa visão ganharam uma ferramenta gratuita e prática para a leitura de textos impressos.

Pessoas com deficiência visual ou baixa visão ganharam uma ferramenta gratuita e prática para lerem textos impressos. É o aplicativo EyeFy, uma alternativa às versões pagas disponíveis no mercado. Com o uso de inteligência artificial, o app também tem ajudado pessoas não alfabetizadas a tornarem-se autônomas.

É muito simples usar o EyeFy: basta apontar o celular para um texto impresso com o aplicativo aberto e segurar o dedo sobre a tela por um instante. Ao soltá-la, o EyeFy irá ler o texto reconhecido. O usuário inclusive não precisa estar conectado à internet – ideal para quem quer praticidade no dia a dia.

Segundo Jonathan Santos, desenvolvedor do aplicativo, sua principal motivação foi a chegada ao Brasil de um sistema que lê textos e identifica objetos a partir de uma câmera acoplada aos óculos das pessoas com deficiência visual ou baixa visão.

“O problema é que esse sistema chegou com um custo de cerca de 19 mil reais, tornando o acesso bastante restrito. O Eyefy nasceu e vai continuar gratuito“, afirma Jonathan, que tem baixa visão. O app também traz uma ferramenta para reconhecimento de objetos. “Atualmente, ele consegue reconhecer 100 objetos, mas ainda está em fase experimental”, explica.

Para criar o aplicativo, Jonathan contou com o apoio do professor Nizam Omar, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e da Computação, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e da consultora de software ThoughtWorks, onde atua como consultor em desenvolvimento há dois anos e meio.

“Criar aplicativos já faz parte da minha rotina e a empresa nos dá total apoio para que a gente possa usar nosso tempo no desenvolvimento dos nossos projetos pessoais e individuais, fortalecendo também nosso lado empreendedor e nossa atuação ligada ao propósito e às causas nas quais acreditamos”, destaca.

Sobre a ThoughtWorks

A ThoughtWorks está no Brasil desde 2009 e possui escritórios em Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e São Paulo. Presente em setores como Educação, Finanças, Viagens e Varejo, a ThoughtWorks é parceira para o desenvolvimento tecnológico e para a inovação dos negócios com os quais trabalha e nas comunidades onde atua.

Clique aqui para baixar o aplicativo EyeFy.

Fonte: Razões Para Acreditar

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago