Meio ambiente

App traz dados sobre mais de 270 espécies da Mata Atlântica

Compartilhe Boas Notícias
Mata Atlântica Foto: Heris Rocha

Pesquisadores da Embrapa Agrobiologia (RJ) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) desenvolveram um aplicativo com informações de 276 espécies vegetais da Mata Atlântica. O objetivo é subsidiar técnicos e produtores rurais para conciliar o planejamento ambiental à atividade agrícola para que produza, conservar ou mesmo restaurar o bioma. O Restaura Mata Atlântica pode ser usado em ambientes on-line ou off-line, é gratuito e está disponível para download na loja de aplicativos Google Play.

O aplicativo permite identificar de forma rápida e dinâmica informações sobre as principais espécies florestais nativas do bioma, como por exemplo o nome científico, o nome popular e onde ocorre. “Além de dados botânicos, buscamos inserir as características das espécies, como sua capacidade de correção biológica de nitrogênio, a atratividade que exerce sobre a fauna silvestre e a oferta de produtos florestais madeireiros e não madeireiros”, explica o pesquisador da Embrapa Luiz Fernando Duarte de Moraes, um dos idealizadores do App.

Para obter as informações, o usuário pode selecionar e usar o botão “Busca catálogo” ou “Busca por estado”. Para cada opção, é possível criar filtros considerando espécies fixadoras de nitrogênio, biomas, uso econômico, tipos de solo e ocorrência. Além disso, é possível saber se uma espécie é ameaçada de extinção, criar uma lista de espécies “favoritas” e ainda compartilhar como informações.

Segundo Moraes, a ideia é oferecer uma ferramenta que permite o planejamento ambiental e econômico para os projetos de restauração, contribuindo assim para o uso racional dos recursos naturais. “O ponto de partida é a relação entre a biodiversidade e o funcionamento dos ecossistemas”, comenta o pesquisador. Ele explica que a escolha adequada das espécies, baseada nas suas características ecológicas, fitotécnicas e seu potencial econômico, contribui para aumentar a probabilidade do sucesso dos projetos de restauração florestal.

A falta de evidências retornos econômicos e produtivos pela restauração das áreas de preservação permanente e áreas de reserva legal dificultada sua adoção pelo produtor rural, mesmo em situações que é necessária a compensação de danos ambientais.

Definidos aos altos custos de implantação e manutenção, muitos proprietários rurais entendem a prática de restauração como uma concorrente em área de produção, além de representar um gasto a mais na propriedade.

“Por isso, eles têm dificuldades em visualizar a contribuição prática para a conservação dos recursos naturais e a provisão de serviços ambientais, importantes também para a produção agropecuária, como a disponibilidade de água”, explica o cientista. Com o aplicativo, o produtor, ou o técnico, pode escolher as espécies que mais se adequar à sua realidade e que também pode trazer algum retorno econômico.

Restaura Mata Atlântica

Por ser uma base extensa, com mais de 700 espécies, os idealizadores explicam que não será incomum encontrar lacunas de informação para algumas espécies. “O que parece fragilidade é justamente uma oportunidade de exercermos o princípio da Ciência Cidadã, um tipo de ciência baseada na participação voluntária de todo cidadão interessado em compartilhar seu conhecimento para o bem da coletividade”, explicando o pesquisador.

A concepção dos criadores é de um produto de construção contínua e coletiva, em que o usuário pode colaborar a qualquer momento. “Quem dispuser de alguma informação que queira compartilhar para enriquecer nossa lista de espécies vai encontrar uma orientação no próprio aplicativo”, complementa Moraes.

Fonte

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

11 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

11 meses ago