Aprendizagem baseada em problemas estimula o pensamento crítico

Compartilhe Boas Notícias

Criada nas universidades Maastrich, da Holanda, e McMaster, do Canadá, a aprendizagem baseada em problemas, como o nome indica, se fundamenta em propor questionamentos para que os estudantes possam desenvolver habilidades de análise e alcançar a soluções viáveis para as atividades propostas pelos professores.

 Esse tipo de aprendizagem vai além das funções básicas

O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), explica como esse conceito, aplicado em sala de aula, estimula o pensamento crítico e a ação planejada. Na PBL (sigla em inglês para essa metodologia), é necessário, porém, que essas questões estejam de acordo com a realidade vivida pelos estudantes.

Como já sabemos, a aprendizagem baseada em problemas é uma metodologia ativa, na qual os alunos precisam refletir sobre os problemas e apresentar possíveis soluções. Ela é baseada em alguns pilares, que são:

por gautier075/istockphoto
Problemas devem estar de acordo com a realidade vivida pelos estudantes

É praticamente impossível determinar qual é a metodologia de ensino perfeita e mais adequada para os alunos, principalmente porque isso envolve diferentes variáveis. Avaliar quais vantagens as metodologias podem proporcionar é uma das formas de identificar se vale a pena apostar em um método.

A seguir, mostramos os principais benefícios da aprendizagem baseada em problemas.

A PBL ajuda os estudantes a desenvolverem a capacidade de analisar as informações e desenvolver conclusões e soluções por si próprios. Isso significa mais autonomia em várias áreas da vida.

Quer saber mais sobre aprendizagem baseada em problemas? Acesse o blog Novos Alunos.

Fonte: https://catracalivre.com.br/educacao/aprendizagem-baseada-em-problemas-estimula-o-pensamento-critico/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »