• ter. mar 26th, 2024

Aromatize ambientes com Óleos Essenciais de flores para comemorar a chegada da Primavera

set 18, 2014 #flores, #primavera
Para receber a Primavera, nada melhor do que aromatizar o ambiente com Óleos Essenciais
Compartilhe Boas Notícias

 

Você pode usar os Óleos Essenciais de Lavanda, Jasmin, Gerânio, Rosa e muitos outros também em banhos e outras aplicações, como ensina Sâmia Maluf, da By Samia Aromaterapia

São Paulo, 17 de setembro de 2014 – O agradável aroma das flores está ao alcance de todos. Para receber a Primavera, nada melhor do que aromatizar o ambiente com Óleos Essenciais de flores, que trazem benefícios para a saúde, muito mais do que um simples ‘cheirinho gostoso’. “Os óleos extraídos das flores também podem ser usados em banhos e procedimentos estéticos porque cada um deles tem propriedades ímpares! Eles devem ser combinados com Óleos Vegetais, carreadores que também trazem benefícios que vão além de diluir o Óleo Essencial. O Óleo Vegetal de Rosa Mosqueta (também uma flor), por exemplo, contém Vitamina C, que é antioxidante e excelente para a pele, porque combate os radicais livres e previne contra o envelhecimento ”, elucida Sâmia Maluf, Aromaterapeuta, fundadora da By Samia Aromaterapia. Aqui, ela indica os principais Óleos Essenciais obtidos das flores, suas funcionalidades e maneiras de usar:
  • Camomila romana – A flor tem aroma de natureza e seu óleo não costuma ser usado na perfumaria. “Eu, pessoalmente, o adoro, pois me lembra uma mordida de maçã verde”, observa Sâmia, que indica seu uso para banhos e massagens ou na aromatização de ambientes após um dia exaustivo. Coloque, em um plug: 5 gotas de Óleo Essencial de Camomila Romana; 5 gotas de Óleo Essencial de Lavanda; e 5 gotas de Óleo Essencial de Petit Grain.
  • Cistus labdanum – Trata-se de uma linda flor branca de aspecto rude e aroma forte. Seu óleo é excelente para tratamentos faciais de peles maduras e que precisem de tonificação. Proporciona um perfume pessoal para mulheres que sabem quem são e o que querem. É ideal para aromatizar ambientes, bastando misturar, em um plug: 5 gotas de Óleo Essencial de Cistus Labdanum e 5 gotas de Óleo Essencial de Petit Grain.
  • Gerânio – A flor fornece um óleo essencial indicado especialmente para a mulher. Por ser um fitormônio, auxilia sintomas de TPM, perimenopausa e menopausa, atuando na aceitação da feminilidade. É perfeito para massagens pós-banho e das mãos, por suas características hidratantes. Para um delicioso banho de banheira, misture 2 colheres de Óleo Vegetal de Germe de Trigo a 8 gotas de Óleo Essencial de Gerânio.
  • Jasmim –Conhecido como o “rei das flores”, por seu aroma sensual e profundo, é ideal para ser utilizado em noites românticas, principalmente na preparação de um ambiente aconchegante e sensual. Sâmia recomenda uma sinergia excelente para aromatização ambiental ou para uma deliciosa massagem a dois: 2 colheres de sopa de Óleo Vegetal de Germe de Trigo; 4 gotas de Óleo Essencial de Jasmim; e 3 gotas de Óleo de Limão Tahiti.
  • Lavanda – Seu óleo essencial é indispensável em casa, na bolsa ou no trabalho. Tem múltiplas funções, entre elas o combate à insônia e ações calmante, antidepressiva, respiratória, rejuvenescedora e hidratante. Por ser suave, pode ser aplicado sem diluição sobre queimaduras, cicatrizes e picadas de insetos. Possui efeito balanceador, baixando a pressão arterial e aliviando problemas menstruais, náuseas, cólicas e vômitos, principalmente se usado puro na aromatização.
  • Néroli –Já foi considerada a flor das “moças casadouras”. É excelente para a pele facial e em tratamentos para pele sensível. A melhor indicação para o óleo essencial é seu uso puro como um sérum: aplique 4 gotas diluídas em uma colher de sopa de óleo vegetal de gérmen de trigo – uma na testa, uma em cada lado do rosto e uma no queixo – e massageie com movimentos circulares leves, para nutrir a pele do rosto. No banho, produz uma sensação extremamente relaxante, bastando aplicar 10 gotas na água da banheira.
  • Rosa – Essa flor tão decantada pelos poetas e pela paixão foi bastante utilizada em vários perfumes e loções em determinadas épocas. Não à toa é denominada “Rainha das Flores”, por sua referência direta à feminilidade, à maternidade e até à aceitação da passagem da menopausa com naturalidade. Algumas gotas no banho de banheira potencializam a ação do Óleo Essencial de Rosa como fitormônio e fazem dele um excelente tratamento para pele envelhecida, que carece de nutrição pela escassez do estrogênio que diminui a quantidade de água na pele facial e corporal.
  • Ylang-Ylang – Considerada a “flor das flores”, contém aroma sensual e, por isso, é muito usada nas festas de noivado e para enfeitar a cama dos cônjuges. Para uma massagem relaxante a dois, em suaves movimentos circulares, seu óleo transmite uma gostosa sensação após o banho, com o corpo ainda levemente molhado. Em 2 colheres de Óleo Vegetal de Germe de Trigo (excelente para mulheres, por conter muita vitamina E), acrescente 6 gotas de Óleo Essencial de Ylang Ylang.
Uma receita muito especial…
Sâmia ensina a usar cada um dos óleos acima citados com o Óleo Vegetal de Rosa Mosqueta. “Você pode preparar um sérum de uso noturno maravilhoso para a pele, porque o Rosa Mosqueta, como citei, contém vitamina C. Aplique o sérum indicado para sua pele no rosto limpo e seco e lave-o pela manhã, porque a pele estará desprotegida contra os raios solares e tudo o que contém vitamina C pode manchar em contato com o sol”, alerta. Ela ensina como preparar os séruns:
Use 1 colher (de café) de Óleo Vegetal de Rosa Mosqueta By Samia Aromaterapia com apenas uma gota de Óleo Essencial de:
Lavanda para peles sensíveis ou
Gerânio para peles maduras ou
Ylang-Ylang para peles oleosas ou
Camomila Romana para peles com Telangectasias (pequenos vasos avermelhados) ou peles alérgicas ou
Rosa para peles secas e com rugas ou
Néroli para peles secas ou
Cistos labdanum para peles sem viço e secas.
Você verá como sua pele será renovada em pouquíssimo tempo!
Onde encontrar: http://www.lojabysamia.com.br/ ; na Loja da By Samia Aromaterapia (Rua Desembargador do Valle, 243, Pompéia, São Paulo, SP), pelo telefone (11) 3872-9011.

Por: Em Pauta Comunicação

Loading

Deixe um comentário