• ter. mar 12th, 2024

Arqueólogos descobrem 2 estátuas de faraós egípcios no Cairo

mar 15, 2017
Compartilhe Boas Notícias

Encontradas duas partes de estátuas reais da dinastia XIX, a entrada do templo do faraó Ramsés II.

Uma missão conjunta de arqueólogos egípcios e alemães encontrou duas estátuas de faraós da dinastia XIX em uma escavação no Cairo, informou nesta quinta-feira o Ministério de Antiguidades do Egito. Uma das estátuas, que acredita-se que é de Ramsés II, foi encontrada fragmentada em grandes pedaços de quartzito e mede no total, aproximadamente, oito metros, segundo informou o presidente do setor de Antiguidades Egípcias, Mahmoud Afifi em comunicado.

A outra peça é a parte superior de uma estátua em tamanho natural do rei Seti I, filho de Ramses I e o segundo faraó de sua citada dinastia, feita de caliça e com cerca de 80 centímetros.

A descoberta aconteceu na região arqueológica de Ain Shams, ao redor de partes do templo de Remsés II na antiga cidade de Heliópolis, que agora é um bairro da capital egípcia.

O chefe da missão egípcia, Ayman Ashmaui, indicou que as escavações e as pesquisas continuam em busca das demais partes para corroborar a identidade da estátua de maior tamanho, já que a parte encontrada não tem epigrafia que indique a quem pertence.

No entanto, os arqueólogos acreditam que poderia ser de Ramsés II pelo fato de que foi descoberta em frente ao portal de seu templo.

O ministro de Antiguidades, Khaled al Anani, disse que a estátua será transferida ao novo Museu Egípcio para ser restaurada e exposta em um local que será inaugurado parcialmente em 2018.

Fonte: Terra

Loading