• ter. abr 16th, 2024

Artistas grafitam 209 casas para unir comunidade no México

Compartilhe Boas Notícias

Parceria entre o governo mexicano e um grupo de grafiteiros levou cor e cidadania a um vilarejo de Pachuca

Nas grandes cidades, a cor acinzentada do concreto está perdendo espaço: cada vez mais, grafiteiros usam muros, escadarias e calçadas como tela. Em São Paulo, artistas renomados e anônimos deixam suas marcas em becos, ruas e avenidas da cidade, colorindo e transformando a relação do cidadão com os espaços públicos. Esta arte está conquistando o mundo. O mais novo vilarejo a receber um mural grafitado foi Palmitas, na cidade de Pachuca, no México. A comunidade, fundada há mais de 40 anos, é marcada pela pobreza, violência e vulnerabilidade social.

A parceria firmada entre o governo mexicano e o grupo German Crew, composto por artistas com mais de 13 anos de experiência, estampou 209 casas com cores vibrantes, numa área de 20 mil metros quadrados. 452 famílias (1.808 famílias) fizeram parte do projeto, segundo a equipe. As casinhas cinzentas, distribuídas em um morro, agora chamam a atenção pela diversidade de cores – mais de 100 tons, afirmam os artistas. As escadarias e as ruazinhas estreitas também foram pintadas em aproximadamente dois meses e meio de trabalho.

Mibe, o artista responsável pelo “macromural”, afirmou ao site mexicano Milenio que o projeto não se resume a revitalizar uma região específica, mas sim “usar a cultura como ferramenta para a transformação do tecido social e da consolidação de uma identidade”. Em entrevista ao site Planisferio, o grupo German Crew disse que o maior legado do projeto não é o impacto estético, mas sim a nova relação dos moradores de Palmitas com a comunidade. “As pessoas voltam a se cumprimentar e a se respeitar, e não apenas viver um ao lado do outro”, diz, segundo a publicação.

Confira as fotos:

Fonte: http://epoca.globo.com/

Loading

Deixe um comentário