• ter. abr 23rd, 2024

Bactéria sobrevive no espaço e indica que aguenta viagens entre planetas

nov 12, 2020
Compartilhe Boas Notícias

Uma bactéria, conhecida por ser extraordinariamente resistente, conseguiu sobreviver fora da Estação Espacial Internacional por um ano. Segundo os pesquisadores, essa capacidade de resistência e adaptação em condições adversas traz evidências de que viagens mais longas e distantes são possíveis para esses organismos.

Com isso, a compreensão sobre como a vida microbiana consegue sobreviver no espaço ganhou mais um reforço. A campeã no quesito sobrevivência foi a bactéria Deinococcus radiodurans.

Os resultados da pesquisa, realizada pela Universidade de Viena, foram publicados recentemente pelo jornal Microbiome. Eles também reforçam a crença de que esses microrganismos são tão resistentes que podem migrar entre planetas e distribuir vida no universo.

Durante um ano fora da ISS, as células da D. radiodurans foram expostas à radiação cósmica, frio extremo, microgravidade e o vácuo do espaço, e elas não sofreram nenhum dano significativo.

As mudanças detectadas foram mecanismos de adaptação para reparar irregularidades ocorridas neste período de exposição.

“Essas investigações nos ajudam a entender os mecanismos e processos pelos quais a vida pode existir fora da Terra, expandindo nosso conhecimento sobre como sobreviver e se adaptar no ambiente hostil do espaço sideral”, afirmou Tetyana Milojevic, autora do estudo.

Essas observações foram possíveis a partir do uso de ferramentas de microscopia eletrônica. Os cientistas utilizaram três tipos de análises para descobrir os mecanismos moleculares que ajudaram na sobrevivência da D. radiodurans.

  • Proteômica, usada para reconhecer as proteínas, que são moléculas com funções construtoras e reparadoras.
  • Transcriptômica, que estuda moléculas de RNA, que mostram quais genes vão aparecer.
  • Metabolômica, que analisa os metabólitos e pode apresentar um panorama geral do estado fisiológico do organismo.

A bactéria Deinococcus radiodurans está no Guinnes Book como a mais resistente já conhecida. Ela até chegou a ter o apelido de “Senhora dos Aneis”, uma menção à série de livros “Senhor dos Aneis”, por seu grande poder de sobreviver à radiação.

*Com informações dos sites Futurism e Phys.org

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/11/11/bacteria-sobrevive-apos-um-ano-de-exposicao-fora-da-orbita-terrestre.htm

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Loading