• ter. mar 26th, 2024

Bactérias do iogurte ajudam a curar fraturas mais rapidamente

nov 17, 2020
Compartilhe Boas Notícias

Quando um idoso sofre uma fratura, as chances de recuperação diminuem principalmente por conta da osteoporose (perda rápida de tecido ósseo): o osso demora a se recuperar e isso leva a complicações, como infecções bacterianas. Pesquisadores da Universidade Hubei desenvolveram uma técnica para acelerar a regeneração óssea em caso de implantes e combater infecções usando um poderoso aliado microscópico: as bactérias do iogurte.

16115024516135-4914328
Aline Ponce/Pixabay

“Depois da cirurgia, muitos pacientes idosos costumam sofrer de doenças cardiovasculares por causa da demora na cicatrização e longos períodos na cama, aumentando sua mortalidade. Além disso, para prevenir infecções bacterianas, os pacientes recebem antibióticos mas, mesmo assim, o aumento da incidência de bactérias multirresistentes já está se tornando um problema muito sério”, disse o engenheiro de biomateriais e principal autor do estudo, Lei Tan.

Lactobacillus casei é um probiótico usado na fabricação de iogurtes e queijos, e já vem sendo usado não apenas como aliado no tratamento da osteoporose como no combate a micro-organismos (como o Staphylococcus aureus, responsável pela pneumonia e meningite, entre outras doenças) resistentes a antibióticos. Seu uso sempre foi oral, mas a abordagem de Tan leva o bacilo à superfície do próprio implante.

16115401909144-3901124
Implante para fêmur fraturado: pacientes idosos têm alta incidência de infecções. Fonte: PubMed/S. Larsson et P. Procter/Reprodução 

Segundo ele, “o biofilme que o L. casei desenvolve para aderir à superfície onde ele se multiplica apresenta excelente eficácia antibacteriana ( 99,98% contra S. aureus)  por conta da produção de ácido lático e bacteriocina [toxinas que elas produzem para inibir o crescimento de outras bactérias ao seu redor]. Além disso, o açúcar presente no biofilme estimula os macrófagos [que comem restos celulares e incentivam a produção de tecido novo] , fazendo com que o implante se integre ao osso mais rapidamente”.

Depois do sucesso dos testes in vitro, o método foi experimentado em cobaias, para ver se a cicatrização dos ossos era maior com o novo método.

Seis camundongos com a tíbia quebrada receberam implantes de titânio – três, o implante padrão e três, revestidos com biofilmes de L. casei. Depois de quatro semanas, o tecido ósseo dos ratos com o implante com biofilme havia crescido 27%, em comparação com 16% nos animais com implantes regulares (estes últimos ainda desenvolveram infecções).

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/206796-bacterias-iogurte-ajudam-curar-fraturas-rapidamente.htm

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Loading