Tecnologia

Balsa a vela é aposta sueca de transporte marinho

Compartilhe Boas Notícias

A ideia de barcos de carga que usam o vento como combustível pode parecer muito distante da realidade, mas é a aposta do Wind Powered Carrier (wPCC), projeto encabeçado por um consórcio sueco que faz parte da Wallenius Marine.

Para alcançar o objetivo de um transporte marinho mais sustentável, uma enorme balsa a vela com mais de 200 metros foi projetada para transportar até 7 mil veículos. Segundo os idealizadores, a embarcação pode reduzir em 90% as emissões de poluentes em uma viagem que atravesse o Oceano Atlântico.

Tecnologia de ponta

Foram aproveitadas tecnologias usadas na área naval e aeronáutica, para que a balsa aproveite ao máximo a força do vento, com velas que podem chegar a 80 metros de altura e ser ajustadas para 50 metros em caso de ventos muito fortes.

O projeto é inovador e o consórcio espera que a vagem inaugural seja realizada em 2024. No total o barco tem cerca de 200 metros de comprimento, 40 metros de largura e até 100 metros de altura, contando com as velas. A embarcação terá motores para garantir a segurança e manobras em portos e áreas menores.

Velocidade x Poluição

O ponto negativo é que a velocidade da viagem não será muito alta. Espera-se que a travessia do Atlântico leve 12 dias, 5 a mais do que o prazo de embarcações similares a motor mas com a vantagem ambiental de 90% na redução de poluentes.

O projeto é bastante complexo e envolveu pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo. O governo sueco investiu 2,6 milhões até o momento e um modelo em escala reduzida já foi testado no mar.

A emissão de poluentes por parte de barcos de carga não é muito debatida, mas é um problema grave que precisa de soluções sustentáveis. Estudos afirmam que 47 navios de carga podem emitir mais poluentes na atmosfera do que todos os veículos da Europa. https://youtu.be/VFGkbHqm

Fonte: https://ciclovivo.com.br/arq-urb/mobilidade/balsa-a-vela-e-aposta-sueca-de-transporte-marinho/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago