Bananatex: da bananeira o material revolucionário que dará adeus ao plástico

Avalie este conteúdo

Completamente biodegradável e capaz de substituir todos os plásticos adotados até agora pela indústria, o Bananatex é um material revolucionário e polivalente, que vem inteiramente feito a partir das folhas da bananeira e oferece uma nova opção na busca por materiais sustentáveis ​​de origem vegetal.

De onde vem a ideia? Das folhas de bananeira que têm sido usadas como cordas de barco nas Filipinas há mais de um século. Após três anos de pesquisa e desenvolvimento, a marca de bolsas QWSTION finalizou o material à base desta planta.

Não por acaso, os primeiros produtos Bananatex no mercado são mochilas e bolsas, feitas completamente sem plástico.

O maior objetivo, no entanto, é que outras empresas usem o Bananatex na produção de seus produtos, difundindo a sua utilização e eliminando os materiais sintéticos hoje presentes do mercado. Unidos pelo propósito comum de inspirar o desenvolvimento de produtos responsáveis, a equipe concebeu a ideia como um projeto de código aberto (open source).

As folhas da bananeira vêm de um ecossistema natural de silvicultura sustentável nas Filipinas. As bananas crescem naturalmente sem o uso de pesticidas ou outros produtos químicos. Além disso, elas não exigem a adição de água. As bananeiras são uma vantagem para uma área anteriormente erodida por plantações de palmeiras, trazendo de volta a vegetação e a subsistência dos agricultores locais”, conclui a empresa.

Fonte: Green Me

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »