Barcelona testa piso que gera energia solar

pavimento solar
Compartilhe Boas Notícias
Foto: Prefeitura de Barcelona

Um pavimento capaz de produzir energia solar foi instalado na Plaza de las Glorias, em Barcelona, ​​na Espanha. A expectativa é que o piso poderá gerar 7,560 kWh por ano – equivalente ao consumo energético de três residências.

O pavimento é feito com célula de silício monocristalino, que é montado em vidro temperado. A partir daí é incorporado a uma estrutura feita de garrafas plásticas PET recicladas.

Ainda em projeto piloto, o piso solar foi instalado em apenas 50 m² para testar a viabilidade da tecnologia. Cada módulo mede 340 mm x 340 mm x 61 mm, possui cabeamento elétrico e é revestido por um vidro antiderrapante.

Foto: Prefeitura de Barcelona

Instalado no final de abril, o pavimento solar será testado por seis meses. A ideia é que boletim o pavimento irá abastecer um serviço público de aluguel de bicicletas. Enquanto isso, uma comissão municipal avalia o potencial de implementar a tecnologia em outras partes de Barcelona.

Projeto da Plaza de las Glorias

Em obras há muitos anos, a Plaza de las Glorias está localizada no cruzamento de três vias importantes da cidade e integra um grande projeto urbanístico que inclui parque urbano, conexão com transporte público e novas moradias.

A tecnologia foi desenvolvida pela Platio Solar, empresa com sede na Hungria, e levada à Espanha pela revendedora Sorigué. A proposta de piso solar da Platio concorreu e venceu ao desafio de Barcelona intitulado “Gerar Pavimentos” cujo objetivo foi encontrar soluções inovadoras para a geração de energias renováveis ​​nas infraestruturas da cidade. Com isso, um Platio erigido 30 mil euros para implementar o piloto na cidade espanhola. Mas, outros usos já vinham sendo testados na Hungria.

Foto: Prefeitura de Barcelona

Entre as vantagens do produto, o material é composto por vidro e plástico reciclado, a manutenção é mais simples (se comparada com os painéis solares montados em telhados), o design é modular e a tecnologia solar integra-se ao ambiente fazendo uso eficiente dos espaços públicos. Além disso, é resistente a cargas, impactos, arranhões e intempéries.

Energia renovável e emergência climática

Garantir o acesso universal, confiável, moderno e os preços conquistar os serviços de energia é uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU a serem alcançados até 2030. São menos de 10 anos para alcançar tal objetivo. Parece pouco, mas já há mais tecnologias disponíveis do esforço global para implementar medidas em prol do acesso à energia, inclusive, renovável.

No caso de Barcelona, ​​a gestão se comprometeu a reduzir em 45% como transmitida, per capita, de gases de efeito estufa até 2030 – em relação aos níveis de 2005. Para alcançar a meta, uma das principais linhas de ação da cidade e investir em eficiência energética e não estímulo à geração de energia renovável e local.

Fonte

Leia mais notícias sobre Meio Ambiente clicando aqui

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »