Benefícios do café: 6 motivos para bebê-lo todos os dias

Compartilhe Boas Notícias

Especialistas explicam por que o café deve ser considerado aliado da saúde

Bebida popular no mundo inteiro, o café já foi colocado na lista dos vilões e dos mocinhos. Contudo, a lista de benefícios da bebida a coloca na posição de aliada da saúde e até mesmo da dieta.

Rica em cafeína, antioxidantes, cálcio, potássio, ferro, zinco e magnésio, a bebida ajudar a emagrecer e atua na prevenção de doenças. Veja na galeria de fotos 10 razões listadas pelos especialistas para incluir café na rotina:

Emagrece: o coordenador de educação física da Universidade Gama Filho, Luiz Carlos Carnevali Júnior, explica que o café promove a mobilização de gorduras do tecido adiposo para servir de substrato energético na hora da atividade física, o que favorece a queima dessas gorduras.

Melhora o desempenho físico: o especialista explica também que além de contribuir para a queima de gordura e perda de peso, a ingestão diária do café melhora o desempenho físico em virtude do seu poder estimulante.

Previne o câncer: de acordo com a nutricionista Andressa Barbosa, coordenadora do programa de Educação Nutricional Viva Melhor da Risa Restaurantes Empresariais, como é rico em polifenóis, o café ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer com o de colo, reto, mama e fígado.

Proporciona sensação de bem-estar: se você pensa que para usufruir dos benefícios do café, precisa ingerir a bebida, se engana. O neurologista Jorge Mol Neto explica que o aroma do café ativa regiões no cérebro envolvidas na experiência de prazer e bem-estar.

Contra doenças degenerativas: o efeito antioxidante do café atua também no combate a doenças neurodegenerativas como mal de Parkinson e Alzheimer. Além disso, um estudo publicado no jornal “Sciente Daily” revelou que a ingestão do café pode ajudar pessoas que já possuem o mal de Parkinson no controle de seus movimentos.

Contra depressão: além de promover sensação de bem-estar só pelo com o seu aroma, as substâncias formadas na torra do café atuam no controle de problemas emocionais, como a depressão. Uma pesquisa realizada pela “Harvard School of Public Health” constatou que a bebida estimula a produção de neurotransmissores que tem ação antidepressiva.

Quantidade: de acordo com o neurologista Neto, para aproveitar os benefícios do café é indicado o consumo de três a seis xícaras ao dia, preferencialmente no café da manhã, depois do almoço e à tarde

Fonte: http://itodas.uol.com.br/

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago