• ter. mar 26th, 2024

Bienal do Rio terá tradução em libras e visitas guiadas para deficientes visuais

ago 30, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Em sua XIX edição, a Bienal do Rio escreve um capítulo relevante para a história do maior festival literário do país: todas as sessões da programação oficial terão tradução simultânea em libras.

Com uma programação diversa e para todos os públicos, a Bienal também se torna ainda mais acessível, oferecendo também visitas guiadas para deficientes visuais no espaço infantil, uma das principais atrações da Bienal.

Neste pavilhão, batizado de Pela estrada afora, os visitantes poderão explorar uma floresta que ganha vida dentro de um grande livro pop-up, em um espaço de experiência sensorial que convida crianças e adultos para descobrirem o universo da literatura infantil.

As visitas guiadas para deficientes visuais acontecerão nos dias 30 e 31 de agosto e nos dias 1, 4, 5, 6, 7 e 8 de setembro (às 9h, durante a semana, e às 10h, nos finais de semana), com inscrição prévia pelo site.

A Bienal começa no próximo dia 30 de agosto e segue até o dia 8 de setembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca. Durante as sessões do Café Literário, da #ArenaSemFiltro e do espaço Encontro com Autores, dois profissionais vão se revezar na tradução, garantindo o entendimento das discussões para todas as pessoas. A programação do Fórum de Educação – que acontece nos dias 2 e 3 de setembro, com uma agenda voltada exclusivamente para educadores -, também terá tradução por libras.

Crianças do Instituto Benjamin Constant vão à Bienal do Rio

Ainda no projeto de acessibilidade da Bienal do Livro Rio, 40 crianças com deficiência visual que estudam no Instituto Benjamin Constant, em Laranjeiras, foram convidadas para visitar o festival. O grupo conhecerá o espaço infantil com visitas guiadas nos dias 2 e 3 de setembro, com dois guias apresentarão o espaço por meio de audiodescrição e experiência sensorial. Na toca de leitura, serão disponibilizados livros em braile para o contato direto das crianças.

Como chegar

A venda antecipada de ingressos está aberta pelo site. O principal objetivo é oferecer mais conforto ao público, que poderá se organizar para ir na data em que desejar, sem ficar preso a um dia específico na hora da compra.

Com ingresso em mãos, também será possível entrar sem enfrentar filas. Este ano, haverá duas entradas para a Bienal, pelas avenidas Salvador Allende e Olof de Palme, que contam com estações de BRT. Haverá desembarque alternado, contribuindo para melhor movimentação do público.

Para quem for de carro, haverá estacionamento no local e vagas extras no condomínio Ilha Pura (apenas nos finais de semana – 31/08, 01/09, 07/09 e 08/09), que fica ao lado do centro de convenções e eventos.

Serviço

Local: Riocentro – Avenida Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ

Data: 30 de agosto a 08 de setembro de 2019

Dias de semana: 09h às 21h

Sexta-feira: 09h às 22h

Finais de semana: 10h às 22h

Valor: R$ 30 (inteira)/ R$ 15 (meia-entrada)

Compra online: Clique aqui.

Ponto de vendas no Solar de Botafogo (Rua General Polidoro, 180, em Botafogo): de terça a domingo, das 15h às 19h30.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Razões Para Acreditar

Loading