• 3 de dezembro de 2021 00:30

Bilhões de sementes guardadas dentro de montanha gelada

nov 19, 2020

No caso de ocorrer uma catástrofe natural ou uma guerra, as sementes da humanidade estão bem guardadas num cofre subterrâneo no Ártico.

Esta “Arca de Noé vegetal” foi construída dentro de uma montanha gelada na Noruega e resiste a terramotos e ataques nucleares. O cofre gelado está preparado para guardar 2,25 biliões de sementes provenientes de todo o mundo, inclusive Portugal.

mari-tefre-global-crop-diversity-trust-7194448

O Svalbard Global Seed Vault dá prioridade a sementes que são importantes para a produção de alimentos e a agricultura sustentável, que é de extrema importância para os países em desenvolvimento, onde a segurança alimentar é um desafio.

Mais de 7000 espécies de plantas têm sido historicamente utilizadas na dieta humana. No entanto, menos de 150 espécies são utilizados na agricultura moderna. E apenas 12 espécies de plantas representam a principal fonte vegetal na nossa alimentação atual.

valbard-sementes-banco-cofre-noruega-6975875

Dentro de cada espécie vegetal existe um elevado número de variedades. Por exemplo, existem mais de 100.000 variedades de arroz.

Como é que as sementes são armazenadas?

O frio e a falta de oxigénio conservam as sementes, que são armazenadas a uma temperatura a baixo dos -18ºC.

As sementes são colocadas em embalagens fechadas, colocadas em caixas lacradas e armazenados em prateleiras dentro do cofre.

O solo congelado que envolve o banco de sementes, chamado permafrost, garante a viabilidade das sementes se o fornecimento de energia elétrica falhar.

banco-de-sementes-matthias-heyde-2827209

Caixas com amostras de sementes. Foto: Matthias Heyde

Os países interessados podem depositar sementes, reservando-se o direito de retirá-las consoante a necessidade. 

Em Braga também existe um banco de sementes – Banco Português de Germoplasma Vegetal – que tem o objectivo de conservar o património vegetal do país.

No banco de sementes português, há mais de 45.000 amostras de variedades vegetais, representativas de mais de uma centena de espécies. Tem mais de 2000 amostras de milho e 1700 de feijão. Estas sementes encontram-se conservadas em frio, in vitro e no campo.

Fontes: Público; Diário de Notícias

Fonte: https://noctulachannel.com/sementes-banco-cofre-svalbard/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva