• ter. mar 12th, 2024

Bolívia inaugura teleférico urbano mais alto do mundo

Compartilhe Boas Notícias

O governo boliviano inaugurou na sexta-feira (30) um teleférico interurbano, que liga a cidade de El Alto, a 4 mil metros de altitude ao centro de La Paz. O presidente Evo Morales garante que o sistema de transporte urbano (não turístico) é o mais alto do mundo.

AFP/AIZAR RALDES
 

O teleférico interurbano mais alto do mundo, que liga a cidade de El Alto ao centro de La Paz é inaugurado em 30 de maio de 2014.

O teleférico boliviano, construído pela companhia austríaca Doppelmayr a um custo total de 234,6 milhões de dólares, tem uma extensão de 2,6 quilômetros e busca aliviar os problemas de transporte no maior conglomerado urbano do país, com 1,6 milhão de pessoas.

O governo garante que o sistema melhorá a vida entre as duas cidades, que têm um movimento diário de aproximadamente 200 mil pessoas. O teleférico pode absorver até 30% deste trânsito. Uma segunda linha, de 7,3 quilômetros, está em fase de construção, também em El Alto, onde se encontra o aeroporto, e La Paz, sede dos poderes executivo e legislativo.

Após a inauguração pelo presidente Evo Morales, longas filas de pessoas foram formadas nos terminais de El Alto e La Paz. O percurso tem uma duração de 10 minutos.

Todo o sistema de teleféricos ficará pronto entre outubro e novembro deste ano. A inauguração completa está marcada para as eleições gerais, em que Morales buscará seu terceiro mandato.

Fonte: AFP

Loading

Deixe um comentário