Bonde Restaurante, em Santos, é novidade no País

Bonde Restaurante, em Santos, é novidade no País
Avalie este conteúdo

Além de poder contar com o maior museu vivo de bondes da América Latina em 2015, Santos terá o único bonde restaurante do continente. Trata-se de um modelo articulado Moncenisio, de fabricação italiana, que remete à época romântica de Turim. Outro destaque será um elétrico de passeio chamado Gilda, de origem americana, que faz lembrar a fase áurea da Broadway novaiorquina.

Objetos de doação, eles encontram-se nas oficinas da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para a restauração. Depois de prontos serão incorporados ao acervo do museu, que já reúne sete bondes procedentes de diversos países como Estados Unidos, Escócia, Inglaterra, Portugal e Itália. Existe também a expectativa de receber mais um, desta vez do Japão. Os veículos integrarão a frota que faz o percurso turístico do Centro Histórico.

Em razão da complexidade para a recuperação dos modais, que envolve diversos componentes técnicos, a CET já abriu o processo licitatório. “Somente após a fase das licitações, com as chegadas de todas as peças, é que começarão os serviços de restauro e montagem”, explica o presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves, lembrando que a previsão de entregá-los é para 2015.

Seguindo os padrões, os bondes têm portas centrais

Embora tenham estilos diferentes, tanto o bonde restaurante articulado como o de passeio Broadway possuem algo em comum. Ambos seguem o padrão Centex – Central Exit (saídas centrais), similares aos dos atuais ônibus do transporte urbano. “O conceito foi desenvolvido pelo engenheiro americano Peter Witt em 1914, visando facilitar e agilizar o embarque e desembarque de passageiros”, explica Marcos Rogério.

O bonde italiano tem como fabricante a Officine Moncenisio, é do tipo unidirecional e com articulação ligando dois módulos. Tem sistema elétrico Tibb/Retam e bitola de 1455 mm.

Circulou pelas principais avenidas de Turim. Já o veículo americano foi fabricado pela Third Avenue Railway (TAR), de Nova Iorque, desenhado pelo engenheiro Slaughter W. Huff.

 

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Seja o primeiro a comentar Assunto: "Bonde Restaurante, em Santos, é novidade no País"

Deixe um comentário

Translate »