Brasil

Brasil avança 4 posições no Índice Global de Inovação

Compartilhe Boas Notícias

O Brasil subiu quatro posições no Índice Global de Inovação (IGI), que teve sua edição mais recente divulgada na manhã desta quarta-feira (2). Com isso, o país ocupa a 66ª posição no ranking, que abrange 131 países.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), no entanto, alerta que isso não é motivo para comemoração. Apesar de a nova posição mostrar a evolução de alguns indicadores em relação a 2019, ela se deu principalmente pela queda de outros países. 

A classificação anual foi criada em 2007 e, desde então, tem se tornado um importante parâmetro para auxiliar decisões globais, estimular a atividade inovadora e impulsionar os desenvolvimentos humano e econômico. 

Gráfico do desempenho brasileiro no ranking de 2011 até 2020. Fonte: CNI/Divulgação

Entre altos e baixos, o país continua em uma posição ruim, segundo especialistas. Assim, para impulsionar o setor da inovação, surgiu a Mobilização Empresarial para a Inovação (MEI), que visa incentivar as empresas a colocarem ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no centro de seus objetivos.

“O Brasil continua em uma posição abaixo de seu potencial. Precisamos melhorar o financiamento à inovação, fortalecer parcerias entre governo, setor produtivo e academia, estruturar políticas de longo prazo e priorizar a formação de profissionais qualificados”, afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. 

América Latina

CNI/Divulgação

Em relação aos 37 países da América Latina, o Brasil ocupa a 4ª posição — o que poderia ser considerado bom, caso a região não apresentasse um dos resultados mais negativos no ranking global. Apesar disso, ela se destaca em alguns aspectos — como marcar presença entre as 10 primeiras economias de renda média no critério qualidade da inovação.

A CNI vai realizar, às 11h desta sexta-feira (4), uma live com um dos maiores especialistas em inovação do mundo, Sumitra Dutta. O evento vai abordar a importância estratégica da inovação no nosso país e é uma excelente oportunidade para quem quer aprender mais sobre o assunto.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/mercado/177294-brasil-avanca-quatro-posicoes-indice-global-inovacao.htm

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

11 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago