• ter. mar 26th, 2024

Brasil promove 1ª Olimpíada para salvar o meio ambiente. Veja como participar!

mar 22, 2022 #meio ambiente
Compartilhe Boas Notícias

A WWF-Brasil lançou, em parceria com a Quero na Escola, a primeira Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas com foco em alunos do 7º ao 9º ano. Com o projeto, a organização busca promover a conscientização das crianças em relação à ação climática e meio ambiente de forma lúdica e divertida.

A chamada Restaura Natureza é uma ação educativa com o intuito principal de desenvolver “a cultura e restauração do meio ambiente por meio da vivência escolar”. Além disso, a ação está alinhada à Década de Restauração das Nações Unidas (2021-2030).

Os participantes – estudantes, professores e suas instituições de ensino – aprenderão a aperfeiçoar “formas de restaurar e incentivos para criar e experimentar possibilidades”. Com isso, o projeto tem como um dos objetivos promover a adoção de hábitos sustentáveis, colocando o ambiente de ensino como ferramenta central neste processo.

crianças e meio ambiente

Entenda como funciona:

O evento é dividido em duas etapas. A primeira fase é individual e acontece na própria plataforma da Olimpíada. Os estudantes receberão material sobre 9 temas formativos e terão acesso a 20 planos de ação para se inspirar. Em seguida, responderão perguntas em um quiz, em que acumularão pontos de 0 a 10. É importante frisar que uma maneira de ganhar pontos é convidar amigos! Além disso, para acumular ainda mais pontos, os estudantes poderão responder o quiz mais vezes em um intervalo de 24 horas, sobre outros temas. Ao final, poderão acumular até 90 pontos nessa fase.

A segunda fase será composta por grupos de até cinco pessoas, acompanhadas de um professor ou orientador. Nessa fase, os grupos realizarão ações ambientais e enviarão para a plataforma em um formato atrativo, como fotos ou vídeos, além dos resultados obtidos. Os grupos terão cerca de dois meses para completar as ações, que poderão ser baseadas nos planos de ação recebidos na primeira fase, ou então com iniciativas próprias.

A avaliação será feita por dois grupos: a Comissão Julgadora, formada por especialistas da WWF-Brasil e parceiros, e Voto Popular. Cada voto popular contará como um ponto, que será somado aos pontos da primeira fase. Serão premiados os grupos desde o primeiro até o quinto lugar.

O prêmios são:
  • Uma viagem de campo com tudo pago para conhecer uma unidade de restauração;
  • Kits de produtos;
  • Participação do e-book de vencedores da primeira edição da Restaura Natureza com um capítulo sobre a ação que executaram.

O melhor é que ainda dá tempo de se inscrever! Confira abaixo até quando e como fazer isso.

Como e quando se inscrever:
  • Primeira fase até dia 25 de março: estudantes se cadastraram para os quizzes e professores realizam seus cadastros como orientadores e convidam alunos que ainda não estão inscritos.
  • Segunda fase até dia 6 de maio: professores se inscrevem em grupos, validam a inscrição de seus alunos e orientam as etapas práticas.
  • Premiação dia 4 de junho.

*As inscrições devem ser feitas por meio da plataforma da Restaura Natureza

Bora se inscrever?

Foto: Pexels

Este artigo foi desenvolvido em parceria com a Babysits Brasil.

Fonte

Leia mais notícias sobre Meio Ambiente clicando aqui

Loading