Brasil vai ganhar Museu da Natureza dentro do Parque Nacional da Serra da Capivara

Brasil vai ganhar Museu da Natureza dentro do Parque Nacional da Serra da Capivara
Avalie este conteúdo

Patrimônio da Humanidade desde 1991, o local vai abrigar o Museu da Natureza.

O Parque Nacional da Serra da Capivara, que fica no Piauí, ganhou elementos para se tornar ainda mais imponente.
Com tudo para ser um dos museus mais interessantes do Brasil (pense na localização), o espaço traça uma linha do tempo da vida. As atrações são divididas por etapas, passando pelo início da matéria, o sistema solar e a formação das placas tectônicas. Por fim, os visitantes poderão entender um pouco mais sobre o período de domínio dos dinossauros e claro, os impactos causados pelo homem na Terra. Destaque para as consequências climáticas.

O Museu da Natureza tem curadoria do produtor e diretor artístico Marcello Dantas. Para completar o passeio inesquecível, foi montada uma exposição com fósseis encontrados nesta parte do Nordeste. São animais empalhados em tamanho real de épocas pré-históricas, como preguiças gigantes, lhamas, ursos e mastodontes. Você vai poder ainda passar por uma espécie de experiência sensorial.

Como se não bastasse, antes de terminar o passeio, é exibido um filme narrado por ninguém menos do que Maria Bethânia. A artista reflete sobre a presença do ser humano na Terra.

O Museu da Natureza foi projetado em formato de caracol e conta com sistemas de instalações elétricas, hidráulicas e ar-condicionado. Tudo sustentável. O projeto desenhado pelo escritório de arquitetura A. Dell’Agnese Arquitetos Associados, pretende reutilizar a água da chuva que fica armazenada em um tanque de retenção. A inauguração está prevista para 18 de dezembro.

A cantora Maria Bethânia empresta a voz para um filme sobre a vida do homem na Terra

Parque Nacional da Serra da Capivara

O parque foi criado em 1979 e desde então trabalha pela preservação de um dos mais importantes patrimônios arqueológicos do Brasil. Lá, existem pinturas rupestres feita pelo homem há mais de 50 mil anos. Até hoje a mais antiga que se tem notícia no continente americano.

Assim com o Museu da Natureza, o Parque Nacional foi viabilizado pela determinação da arqueóloga Niéde Guidon, atualmente no comando da Fundação Museu do Homem Americano, instituição responsável pelo manejo do parque.

O Parque Nacional Serra da Capivara está situado na Caatinga, mas dispõe de matas de transição de Cerrado logo ao limite norte. Ali vive a única população que se tem notícia de macacos-prego, que segundo estudos, há 700 anos utilizam pedras e madeira para obter alimentos.

Fonte: Hypeness

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »