• 11 de agosto de 2022 07:50

Brasileira de 21 anos recebe reconhecimento da Nasa por descoberta de 46 novos asteroides

mar 22, 2022
Compartilhe Boas Notícias

Apaixonada por Astronomia desde criança, a manauense Geovana Sousa cresceu observando o ceú de sua janela, muitas vezes a olho nu.

Agora, aos 21 anos, com a ajuda de um software desenvolvido pela Nasa, ela comemora um reconhecimento que muita gente grande que trabalha com Ciência sonha em receber: o atestado da Agência Espacial Americana de que descobriu, por meio de suas pesquisas científicas, 46 novos asteroides no espaço.

O feito veio por meio do programa Caça Asteroides, que disponibiliza mundo afora o software Astrometrica, da Nasa, para escolas e instituições de Ciência, como clubes amadores, a fim de ajudar jovens cientistas a aprimorarem seu trabalho.

No Brasil, a iniciativa tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e também levou a pequena Nicole Oliveira, de 8 anos, a identificar 7 novos asteroides no espaço, além de ganhar o título de pessoa mais nova do mundo a integrar o programa da Nasa de descobertas astronômicas.

Agora Geovana espera a oficialização de sua descoberta para nomear os 46 novos asteroides que descobriu. Para cada um, a jovem já tem um nome especial, que busca homenagear amigos e familiares que sempre a apoiaram em seus sonhos na Ciência, bem como instituições brasileiras cujo trabalho admira.

E por falar em trabalho… A manauense cursa atualmente o 1º semestre de Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e faz planos de se aperfeiçoar cada vez mais profissionalmente para, no futuro, conquistar um reconhecimento ainda mais especial: o primeiro Nobel do Brasil. Voa, Geovana!

Fonte

Leia mais notícias sobre Tecnologia clicando aqui

 215 Total Visualizações,  1 Visualizações Hoje