Brasileiro ganha prêmio mundial com projeto de mobilidade urbana

Compartilhe Boas Notícias

Designer pernambucano foi o grande vencedor de desafio internacional de mobilidade sustentável com projeto inovador

brasileiro premio design mobilidadeFoto: Divulgação

Por Suzana Camargo | Conexão Planeta

O designer pernambucano Dayvid Almeida, de 27 anos, foi o grande vencedor do Moving’on Challenge Design 2020, desafio internacional dedicado à mobilidade sustentável, promovido pela empresa Michelin. O projeto do brasileiro competiu com outros 246 concorrentes, de 62 países. 

O desafio deste ano teve como tema o conceito de upcycle e que agregasse valor nas áreas ambiental, social e econômica. O upcycling propõe o reaproveitamento de objetos antigos ou descartados. Designers, artistas, engenheiros e arquitetos foram convidados a criar soluções para o ano de 2035.

O projeto de Almeida foi batizado de MUT.E e teve como inspiração um ser marinho, o polvo. O veículo serve não apenas como meio de locomoção, interligado a uma futura rede de mobilidade aérea, em cabos, mas também, como um mobiliário urbano, já que sua estrutura permite que ele possua várias funções.

Conversamos com o designer, morador da cidade de Vitória de Santo Antão, que nos contou mais detalhes sobre o projeto vencedor.

Qual foi a sua ideia a criar o MUT.E?

A ideia central é a biomimética, uma abordagem que estuda a função dos organismos na natureza e tenta imitá-las em funções nos produtos a serem criados pela indústria.

Quais são os materiais do MUT.E?

O veículo seria construído através de biomateriais e materiais inteligentes capazes de dar flexibilidade à malha para que quando não precise ser usada como um veículo ela possa se transformar em alguma estrutura modular para o reaproveitamento nos espaços urbanos.

Os projetos apresentados precisavam ser viáveis?

Não necessariamente. A proposta do concurso foi desenvolver ideias e conceitos de mobilidade jamais vistos. No entanto, o júri que avaliou o MUT.E considerou a ideia não apenas inovadora, como também uma proposta de mobilidade factível de ser prototipada e testada.

Como você “dirige” o veículo?

O MUT.E é um meio de mobilidade autônomo no qual em um futuro próximo a pessoa poderia solicitar o veículo via aplicativo e ele pudesse se dirigir ao usuário, levando ele ao destino selecionado.

Por que o nome MUT.E?

Como a marca escolhida para desenvolver o veículo foi a Volkswagen, eu queria um nome de origem alemã que pudesse transmitir alguma mensagem para o futuro. MUT em alemão significa “coragem”, pois eu precisei me desprender do conhecimento que eu já tinha pra buscar novas inspirações para o futuro e muitas vezes precisamos de coragem para trazer mudanças. A letra E remete à evolução, mais uma vez reforçando o desejo do veículo significar algo novo para o futuro da mobilidade.

Você imagina ver seu projeto nas ruas no futuro?

Imagino coisas ainda mais ousadas (ri). Mas fico muito feliz em saber que o MUT.E de alguma forma pode contribuir com a indústria na busca de soluções inovadoras para os futuros desafios da mobilidade urbana.

Fonte: https://ciclovivo.com.br/arq-urb/mobilidade/brasileiro-ganha-premio-mundial-com-projeto-de-mobilidade-urbana/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »