Meio ambiente

Buscador planta uma árvore a cada 45 buscas e quer ser alternativa ao Google

Compartilhe Boas Notícias

Criado em 2009, o Ecosia é uma alternativa sustentável ao Google. As pesquisas feitas na plataforma transformam-se em árvores plantadas em países como Brasil, Burkina Faso, Etiópia, Indonésia, Madagascar, Marrocos, Nicarágua, Peru e Tanzânia.

Até o momento, mais de 65 milhões de árvores já foram plantadas. Os números são atualizados em tempo real na página do mecanismo e um novo plantio ocorre a cada 45 buscas. Parece muito? O tempo entre elas costuma ser de menos de um segundo.

Para transformar pesquisas na internet em árvores, o buscador investe cerca de 80% de seus lucros neste projeto. O Ecosia continua sendo gratuito mas, da mesma forma que ocorre com o Google, obtém receitas sempre que seus usuários clicam em anúncios na plataforma. Um contador no canto superior direito usa um ícone no formato de árvore para informar a quantidade de buscas já realizada por cada usuário.

Todas as emissões de carbono na empresa são compensadas. Os servidores do Ecosia funcionam movidos a energias 100% renováveis e cada busca realizada é capaz de remover aproximadamente 1 kg de CO² da atmosfera. Um artigo publicado no blog oficial da plataforma estima que, se ela fosse tão grande quanto o Google, suas ações poderiam absorver 15% das emissões globais de CO².

Plantio promovido pela Ecosia no Brasil entre 2016 e 2019.

No Brasil, o buscador decidiu plantar um milhão de árvores em resposta às políticas ambientais de Bolsonaro e ao aumento de 84% no desmatamento promovido por ele. A promessa veio antes dos incêndios ocorridos na Amazônia e a crise ambiental apenas intensificou o projeto: agora, o plano é plantar mais dois milhões de mudas no país.

Além de todos os benefícios, o Ecosia afirma que não armazena permanentemente as pesquisas realizadas. Passada uma semana, os termos de busca se tornam anônimos. Além disso, eles garantem não vender os seus dados aos anunciantes – o que pode parecer o mínimo, mas não é seguido por diversos serviços na internet.

Você pode plantar árvores enquanto busca diretamente no site da plataforma, baixar uma extensão disponível para Chrome ou fazer download dos aplicativos móveis disponíveis para Android ou iOS.

Fonte: Hypeness

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago