• ter. mar 26th, 2024

Cadela ‘adota’ e amamenta oito porquinhos órfãos de mãe

fev 9, 2021
Compartilhe Boas Notícias

Uma cadela adotou e está amamentando oito porquinhos que perderam a mãe no parto, em Faina, cidade do interior de Goiás. Além da mãe, os bebês suínos também perderam dois irmãozinhos no parto que aconteceu no mesmo período que a cachorra teve dois cãezinhos. As informações foram obtidas pelo portal UOL.

“É bonitinho como eles seguem ela para todo lado. A Pantera pariu e uma semana depois nasceram os filhotes da porca. A gente trouxe os leitões para dentro de casa para alimentar eles. Mas, a princípio, a gente ficou com medo de ela os matar, porque ela é muito brava”, explicou a manicure Angelina Carvalho ao Uol.

De acordo com ela, a cadela logo se afeiçoou aos porquinhos. Primeiro, ela e o marido deixaram um porquinho no peito da cadela enquanto ela amamentava os cachorrinhos. “Ela ficou cheirando ele, lambendo… Começou a cuidar mesmo. Aí, trouxemos todos. Ela agora vai atrás deles, deita para eles mamarem por conta dela mesma e cuida como se fossem dela”, contou.

Angelina ainda contou que tem revezado a amamentação dos cães recém nascidos com os porquinhos. Como a presa dos leitões já nasceram, vez ou outra, eles acabam ferindo os seios da mãe adotiva. “Estamos deixando eles nos peitos dela mais à noite, porque ela esquenta eles. De dia, a gente dá mamadeira, que é para aliviar os peitinhos dela”, acrescentou Angelina.

A “adoção” entre espécies não é raro, segundo o professor de Fisiologia Animal da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Marcelo Teixeira. “Não é tão incomum como parece. Acontece porque, durante a lactação, hormônios que circulam na fêmea, além de garantir a produção de leite, criam nesses animais um instinto de preservação de crias. Já vi um caso, em Garanhuns, de uma cachorra tentando criar um bezerro”, explicou.

Fonte: https://catracalivre.com.br/cidadania/go-cadela-adota-e-amamenta-oito-porquinhos-orfaos-de-mae/

Loading