• ter. mar 26th, 2024

Cães podem sim compreender o que você diz, aponta estudo

jun 17, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Não é só impressão: seu cachorro realmente entende o que você fala. É o que sugere um estudo realizado por pesquisadores da Eötvös Lorand University, na Hungria, e divulgado pelo periódico científico Science.

O artigo, publicado em 2016, mostra que cães são capazes de processar a fala de maneira bastante similar aos humanos. Diferentemente do que o senso comum sugere, os peludos não se guiam apenas pela entonação das palavras, mas captam também seu significado.

Para chegar a essa conclusão, 13 animais foram treinados para subir em um aparelho de ressonância magnética e ficar parados enquanto os pesquisadores conversavam com eles. Durante o teste, os estudiosos falaram com os cães usando diversas palavras e entonações. Foram usadas expressões neutras e positivas, ditas com um tom animador ou sem nenhuma entonação.

Ao final do experimento, os cientistas descobriram que o hemisfério esquerdo dos cachorros captava o sentido das palavras, independentemente da entonação com que eram ditas. Eles se mostraram capazes de associar palavras com experiências positivas ou negativas, de uma maneira bastante semelhante ao funcionamento do cérebro humano.

Graças a isso, os peludos se sentiam muito mais animados ao ouvir palavras positivas pronunciadas de maneira positiva. Embora expressões animadores em tom neutro ou palavras sem sentido ditas de maneira alegre tenham ativado também o sistema de recompensas canino, a resposta dos cão-baias foi significativamente menor do que quando o tom correspondia ao conteúdo da frase.

Fonte: Hypeness

Loading