• ter. abr 16th, 2024

Casa onde o Ator Domingos Montagner viveu no Tatuapé abrigará centro de cultura e educação

set 26, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Lançamento do projeto acontece no próximo dia 29, com campanha de crowdfunding para viabilizar a primeira etapa da iniciativa, que vai atuar em escolas da região.

Ao longo da vida, seja como o ator, produtor, palhaço ou professor, Domingos Montagner sempre acreditou na educação e na arte como ferramentas de crescimento e de transformação.

Pouco mais de três anos depois da morte precoce do artista, aos 54 anos, seu legado virou inspiração para o sonho de transformar a casa onde o ator nasceu, no bairro do Tatuapé, São Paulo, em uma referência de cultura e educação para a Zona Leste da capital.

A iniciativa é do Instituto DOM, associação sem fins lucrativos formada pela viúva do ator, a produtora executiva Luciana Lima; seu sócio na Cia LaMínima e grande parceiro, Fernando Sampaio; o irmão do ator e profissional da área contábil e tributária, Francisco Montagner; e o amigo e gestor cultural com larga experiência em educação pela arte, Gustavo Wanderley.

O grupo vai transformar a casa simples – localizada na rua Tijuco Preto, 263 – na sede da Casa Domingos Montagner – Cultura & Educação, espaço que abrigará cursos, vivências, espetáculos, exposições, e oportunidades educativas, através do Circo e do Teatro, para jovens de 13 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social.

Dia 29 de setembro (domingo), com uma campanha de crowdfunding que permanecerá no ar por 60 dias, na plataforma de financiamento colaborativo Benfeitoria. A meta é alcançar um total de R$ 466 mil.

O propósito não é formar artistas, mas facilitar a autonomia dos jovens na busca de conhecimento, na capacidade de trabalhar em grupo e cuidar do coletivo, entre muitas outras habilidades fundamentais para qualquer profissão e para a vida. A Casa também terá espaço para a formação de Artistas-Educadores, com o objetivo de ampliar o alcance de trabalho com os estudantes.

A pedra fundamental do projeto será lançada no dia 29 de setembro (domingo), com uma campanha de crowdfunding que permanecerá no ar por 60 dias, na plataforma de financiamento colaborativo Benfeitoria.

A meta é alcançar um total de R$ 466 mil, valor que será usado para viabilizar em escolas da rede pública da região (até agora, são nove as selecionadas) a primeira etapa da iniciativa, o projeto Educação pela Arte, cujo propósito é criar oportunidades educativas a partir do conhecimento do ser humano e do mundo, da vivência, identificação e incorporação de valores, baseados nos quatro pilares principais do Relatório de Jacques Delors para a UNESCO: conhecer, conviver, ser e fazer. Os recursos também permitirão a realização de espetáculos de teatro, música e dança gratuitos, uma vez por mês, ao longo de um ano, na rua da Casa.

A segunda etapa contará com outras ações de financiamento e prevê a construção de um edifício com três pavimentos. O complexo abrigará uma sala de espetáculos multiuso (incluindo cinema); uma sala para expressões do corpo (teatro, acrobacia, comicidade física/pantomina e palhaçaria); um laboratório de desenho em cena (cenografia, figurino e impressão 3D de maquetes para a cenários); uma sala de convivência, além de educativo, coordenação, administração, sanitários e camarins.

No espaço para exposições haverá uma mostra permanente sobre a trajetória do artista. “Domingos sempre falou com muito carinho do bairro onde nasceu, cresceu e onde se formou professor, se orgulhava de sua origem do Tatuapé. A casa foi doada pelos herdeiros da família Montagner ao Instituto para contribuir com o desenvolvimento de crianças e jovens. Nosso desejo é que se torne um centro para potencializar o convívio entre pessoas de todas as idades”, declara Luciana Lima.

No dia 29 de Setembro (domingo), haverá especial para o lançamento do Projeto na Praça Silvio Romero com músicos e palhaços, que começará às 16h, e depois seguirá em cortejo até Casa, na Rua Tijuco Preto, 263.

Fonte: Viva Tatuapé

Loading