• ter. mar 26th, 2024

Casas pré-fabricadas podem ter pegada zero de carbono

set 25, 2020
Compartilhe Boas Notícias

Localizada na zona rural da Costa Rica, construção sustentável pode servir de protótipo para uma série de projetos

casa-pre-fabricada-costa-rica-1-696x337-1568798
Foto: Fernando Alda

Grandes persianas de madeira em ângulo, garantem iluminação e ventilação naturais desta casa pré-fabricada, localizada na Costa Rica. Com projeto do studio de arquitetura A-01, esta casa pode servir de protótipo para uma série de projetos de casas com pegada zero de carbono.

casa-pre-fabricada-costa-rica-2-6487002
Foto: Fernando Alda

Para garantir a menor emissão possível de carbono, a casa foi desenhada para regular a sua temperatura sem o uso de energia elétrica.

Paredes inclinadas garantem sombra e são cobertas por grandes estruturas de madeira que funcionam como persianas, que se inclinam para ajustar a temperatura, iluminação e ventilação no interior da casa. É possível ainda fechar totalmente a camada externa da casa, garantindo isolamento e privacidade totais.

casa-pre-fabricada-costa-rica-3-895x1024-7005064
Foto: Fernando Alda
casa-pre-fabricada-costa-rica-4-1024x950-5349501
Foto: Fernando Alda

“As paredes em ângulo diminuem o impacto da luz solas e da precipitação de água da chuva, protegendo a casa de aquecimento ou umidade”, explicam os arquitetos.

“Os painéis podem ser abertos ou fechados individualmente, regulando a luminosidade, exposição e fluxo de ar”.

Apesar de estar conectada a rede pública de eletricidade e água, a casa é praticamente autossuficiente em energia, graças a um Sistema de painéis solares.

casa-pre-fabricada-costa-rica-8-935x1024-5627482
Foto: Fernando Alda

Para otimizar o uso do sistema abastecimento, todas as áreas que usam água estão localizadas na área central. “Com isso, a tubulação é mais curta, o que contribui para a economia de energia e materiais”, explicam os idealizadores do projeto.

Construção e transporte

A casa zero carbono foi fabricada no Vale Central da Costa Rica e transportada para Ojochal, uma pequena vila localizada na província de Puntarenas, usando apenas um caminhão.

Esse modelo evita que os profissionais envolvidos na construção precisem viajar e concentra toa a produção em um único lugar – evitando emissões de carbono gerada no transporte de pessoal e material.  

Toda a operação leva em conta a otimização do tempo e materiais necessários, maximizando a eficiência e minimizando custos e impactos.

A casa pré-fabricada é composta por uma estrutura base de aço que mede 12 metros por 9 metros, que fica sobre uma fundação de concreto, e colunas que formam uma segunda camada no interior das paredes inclinadas.

Na área interna, estão um espaço aberto que inclui as salas de estar e de jantar, dois banheiros, dois quartos e uma varanda que circula a área central.

casa-pre-fabricada-costa-rica-10-1024x980-9511980
Foto: Fernando Alda

O projeto, conhecido como NFH-108, faz parte da missão do studio de arquitetura A-01 em desenvolver construções neutras em carbono.

Casas carbono zero

A casa NFH-108 é a primeira tentativa de um projeto de casa pré-fabricadas com uma pegada zero de carbono. De acordo com a A-01, esta versão emite 40% menos carbono do que uma construção similar típica da Costa Rica.

casa-pre-fabricada-costa-rica-7-1024x1024-4723218

O segundo projeto já está em andamento e deve emitir 60% menos carbono com a troca de aço por madeira local. Outras mudanças na cadeia produtiva e novos materiais vão reduzir a pegada de carbono em outros 20%. A meta é que no projeto final, os 20% restantes de emissão de carbono sejam compensados com a produção de energia local.

O objetivo final é que uma vez que se alcance a emissão zero, o projeto seja usado para produzir três plantas diferentes de casas pré-fabricadas: uma pequena casa com 36m², uma média com 81m² e uma casa familiar com 108m².

casa-pre-fabricada-costa-rica-9-888x1024-2946251
Foto: Fernando Alda

casa-pre-fabricada-costa-rica-9-888x1024-2946251

Fonte: https://ciclovivo.com.br/arq-urb/arquitetura/casas-pre-fabricadas-podem-ter-pegada-zero-de-carbono/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Loading