Bom Exemplo

Catador de recicláveis cria engenhoca com restos de lixo que carrega celular sem usar energia em MS

Compartilhe Boas Notícias

O mesmo aparelho também acende duas lanternas. Criador do “Batfusca” montou o objeto, movido a manivela, pensando em pessoas que se perdem “no mato”.

Celso Aristimunho, de 60 anos, é o catador de recicláveis que criou o “Batfusca”, um fusca 1968 todo reformado com materiais que encontrou no lixo. Em suas andanças por Campo Grande, ele encontrou muitos aparelhos eletrônicos que trouxe para casa a fim de desmontar e inventar outras coisas: “Aqui eu tenho aparelhos de som, liquidificadores, ventiladores e até instrumentos musicais. Não toco nenhum, mas reformo porque gosto de vê-los consertados” conta.

Ele vive em uma edícula, nos fundos da casa onde mora a irmã com a filha especial. O pouco espaço na casa não é impedimento para guardar esses objetos, que quando desmontados, dão origem a outros que ele mesmo cria e guarda. Nenhum deles foi comercializado.

Ao contar sobre essas invenções, Celso busca aquela que considera a melhor, e começa a demonstrar sua utilidade: girando uma manivela, uma lâmpada acende, e ao apertar um botão, acende outra com luz intermitente:

“Para fazer isso aqui usei restos de ventilador que encontrei na rua, as lâmpadas eu comprei no supermercado. É só girar assim, e ó! Elas acendem! Mas isso não é o melhor que esse aparelho faz!” explica, orgulhoso.

Carregador de celular

A engenhoca, toda envolvida em fita isolante, tem um adaptador de tomada instalado na lateral. Celso coloca ali um carregador de celular, pluga no aparelho e me pede para segurar. Em seguida começa a girar a manivela e, em questão de segundos, aparece o sinal de bateria sendo carregada.

Ele criou esse aparelho pensando nas pessoas que se perdem em locais de difícil acesso: “Fico pensando nesse pessoal que se perde no mato, nos lugares distantes ou mesmo em alto-mar. Pode salvar vidas, né?”.

Celso não pode criar outros objetos porque, esta semana, um incêndio destruiu todas as suas ferramentas e outras peças que usaria, inclusive, no batfusca. Mas ele não se abala: “Com o tempo vou catando tudo de novo, sempre tem alguém que não usa mais alguma coisa e joga ela no lixo. O que não serve para alguém pode ser um tesouro para mim” finaliza, esperançoso.

Fonte: G1

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago