• ter. mar 26th, 2024
Compartilhe Boas Notícias

Será que apenas o vinho está na lista das bebidas que fazem bem à nossa saúde? Parece que não! De acordo com pesquisas efetuadas por profissionais de saúde e investigadores em diferentes partes do mundo, chegou-se a uma conclusão, a cerveja emagrece! Mas não fica só por aí.

Pode reduzir níveis de colesterol, prevenir o Alzheimer e combater a gripe.

A seguir, vê os bons motivos para beber cerveja moderadamente e sem culpa. Sempre ouvimos falar que a cerveja aumenta a barriga. No entanto, um estudo espanhol vai na contra-mão dessa premissa: beber cerveja diariamente evitaria o ganho de peso, além de prevenir diabetes, hipertensão arterial e problemas cardíacos. Mas antes que os fãs da ‘gelada’ se empolguem e corram para o bar mais próximo, os pesquisadores da Universidade de Barcelona afirmam que os benefícios são garantidos com o consumo de apenas uma caneca por dia.

“Conseguimos banir alguns mitos. Sabemos que a cerveja não é a culpada pela obesidade, já que tem cerca de 200 calorias por caneca, o mesmo que um café com leite integral”, destaca a médica Rosa Lamuela, uma das responsáveis pela pesquisa feita com 1.249 homens e mulheres acima de 57 anos.

O estudo ainda revela que o que engorda, na verdade, são os petiscos gordurosos que costumam acompanhar a cerveja, como salgados e fritos.

Para o endocrinologista Carlos Vilaça, a pesquisa reforça os benefícios da bebida à base de cevada e com baixa graduação alcoólica. “A cerveja tem baixo índice glicémico e é constituída de elementos poderosos, como antioxidantes, ácido fólico, ferro, minerais e vitaminas, que previnem ocorrência de doenças cardiovasculares, melhora índices do bom colesterol e previnem pedras nos rins, por estimular o fluxo urinário”, explica o médico. Mas especialistas destacam que o hábito moderado de tomar cerveja deve estar associado a dieta saudável e exercícios físicos regulares.

Combate a gripe

Acreditas que a cerveja possa afectar o sistema imunológico? Um estudo japonês publicado na revista científica Medical Molecular Morphology comprova exactamente o contrário. De acordo com os cientistas, o lúpulo presente na cerveja possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, capazes de inibir a multiplicação do vírus respiratório, contribuindo também para a prevenção da pneumonia. Evita o cálculo renal Você já ouviu falar que cerveja é diurético, certo? De acordo com um estudo finlandês, a cerveja pode reduzir em 40% os riscos de desenvolver pedras nos rins. Mas é preciso beber com moderação para obter os benefícios. Em excesso, a cerveja pode ser responsável por agravar o quadro. Segundo os pesquisadores, as mulheres devem consumir até uma lata da bebida. Já para os homens, o ideal é consumir até duas latas por dia.

Ajuda a tratar insónia e outros distúrbios do sono

De acordo com pesquisa da University of Extremadura, na Espanha, o efeito sedativo da cerveja pode ser ideal para o tratamento de insónia e distúrbios associados ao sono. O lúpulo presente na bebida aumenta a actividade do neurotransmissor GABA, substância que apresenta efeito sedativo e diminui a acção do sistema nervoso, preparando o organismo para um sono tranquilo. Para os cientistas, não é preciso exagerar no número de latas para obter o efeito, basta seguir a recomendação de uma lata diária para as mulheres e duas para homens.

Previne o surgimento de doenças cardiovasculares

Um estudo holandês, publicado na revista científica The Lancet, constatou que pessoas que bebem cerveja regularmente apresentam taxas de vitamina B6 cerca de 30% mais altas quando comparadas a exames de outros que não costumam consumir a bebida. Quando os níveis são comparados a pessoas que bebem vinho com frequência, a concentração da vitamina chega a ser duas vezes mais elevada. A vitamina B6 é responsável por ajudar a eliminar a homocisteína, substância que, em excesso contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Uma Pesquisa do Centro de Pesquisa Cardiovascular de Barcelona, na Espanha, demonstrou que a cerveja possui efeito protector do sistema cardiovascular, reduzindo a cicatriz no coração provocada por um enfarte agudo do miocárdio.

Ajuda a controlar o colesterol

A cerveja, em especial a versão escura, conta com um grama de fibra solúvel a cada garrafa. As fibras são responsáveis por reduzir os níveis de colesterol LDL, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Dá um up no sistema imunológico. De acordo com um estudo publicado na revista científica Annals of Nutrition and Metabolism, o consumo moderado de cerveja traz benefícios para o sistema imunológico, tornando o organismo mais resistente a algumas infecções. Os resultados da pesquisa apontaram que, após um mês, o consumo diário de uma lata de cerveja para mulheres e duas para homens é capaz de aumentar a concentração de células de defesa do sistema imune, elevando a produção de anticorpos. Proporciona ossos fortes Um estudo do Kings College, em Londres, comprovou que a cerveja pode beneficiar a saúde dos ossos e do tecido conjuntivo. O silício, presente na bebida, ajuda a melhorar a densidade óssea. Já segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, a substância, encontrada no grão da cevada, é mais abundante nas cervejas do tipo ales e nas lagers. Por outro lado, o processo de torra dos grãos de cevada reduz a concentração da substância nas cervejas escuras. As versões de trigo também apresentam taxas reduzidas de silício.

Previne o desenvolvimento de Alzheimer

Um grupo de cientistas da Universidade de Loyola, nos Estados Unidos, revisou de 34 estudos que relacionam o consumo de álcool e problemas cognitivos, totalizando 365 mil voluntários analisados. Os resultados apontaram que aqueles que bebem cerveja moderadamente apresentam risco 23% menor de desenvolver Alzheimer e doenças semelhantes, quando comparados a pessoas que nunca consomem a bebida.

Por Renata Demôro – GNT, e Jornal O Dia – Ciencia e Saude

Fonte: http://www.muitofixe.pt/

Loading

Deixe um comentário