• ter. mar 26th, 2024

Chuveiro permite tomar banho infinito com apenas 10 litros

Compartilhe Boas Notícias

Em apenas quatro processos de filtragem, a água é limpa e liberada novamente para consumo do usuário

Já se imaginou tomando aquela ducha maravilhosa sem precisar se preocupar com a quantidade de tempo que o chuveiro está ligado ou com a água descendo pelo ralo? Pois é, esse “sonho” pode parecer um pouco quanto irresponsável com o meio ambiente, mas, pelo menos na Europa, essa ideia ganhou vida e já foi até apresentada.

Mas, diferentemente do que pode parecer, o Showerloop (nome dado ao chuveiro sustentável) foi desenvolvido com o intuito de aliar as necessidades do usuário – que procura por um momento para relaxar – e a natureza, que não pode sofrer com as ações do homem. O projeto foi apresentado pelo engenheiro ambiental e designer finlandês, Jason Selvarajan, que explicou como desenvolveu um sistema que necessita de apenas 10 litros de água – o equivalente à quantidade gasta em um minuto com o chuveiro convencional – para abastecer a ducha ‘infinita’.

De acordo com Jason, a nova criação apresenta uma estrutura responsável por armazenar a água em um grande reservatório principal, que, em seguida, liberará a quantidade de água necessária para abastecer todo o ciclo de funcionamento do Showerloop.

Funcionamento do Showerloop.

Quando a água é liberada pelo chuveiro e então escorre pelo ralo, o processo de tratamento e limpeza acontece em apenas quatro etapas: um filtro de tela, que impede que fios de cabelo e outras matérias prossigam dentro do sistema (como em uma pia de cozinha), um filtro de microfibra/geotêxtil, uma camada de areia e uma camada de carvão ativado. Ao final das quatro filtragens, a água retorna ao seu nível de potabilidade e então liberada para o uso novamente.

Após o banho terminar, basta apenas que o usuário pressione um comando para que o sistema evacue a água – que, em seguida, será direcionada para jardins, pias, entre outros. A iniciativa tem chamado a atenção do público, e os responsáveis pelo produto estabeleceram um valor para comercialização do Showerloop. Aos europeus que estiverem interessados na engenhoca, o kit completo da empresa já pode ser adquirido pelo valor de 1.500 euros.

Confira abaixo a apresentação do chuveiro sustentável por seu criador, Jason Selvarajan:

Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/

Loading