• ter. abr 23rd, 2024

Cientistas afirmam ter visto pela primeira vez a colisão de duas estrelas

nov 15, 2020
Compartilhe Boas Notícias

Pesquisadores da Universidade Northwestern, em Illinois (EUA), acreditam ter registrado, pela primeira vez, um fenômeno raro de ser observado no universo: o nascimento de um magnetar, formado a partir da colisão de duas estrelas de nêutrons.

O primeiro sinal do evento foi captado por astrônomos em 22 de maio, quando uma explosão de raios gama muito mais intensa do que o normal e sem origem definida foi observada pelo telescópio espacial Hubble e pelo observatório flutuante Neil Gehrels Swift.

Num estudo publicado nesta semana na revista científica The Astrophysical Journal, os autores argumentam que a origem dessa explosão de raios gama foi o choque de duas estrelas de nêutrons a 5,47 bilhões de anos-luz da Terra.

A fusão deixou em seu lugar uma kilonova, que em seguida deu lugar a um magnetar — uma espécie de estrela “morta” super magnética.

São coautores do estudo os astrônomos do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian. Além dos telescópios Hubble e Swift, foram utilizados observatórios de várias partes do mundo para coletar informações sobre o fenômeno, como o Very Large Array, no Novo México (EUA) e o Observatório W. M. Keck, no Havaí.

Estrelas de nêutrons são chamadas de “mortas” pois são o resultado do colapso de estrelas comuns. São objetos extremamente densos, com massa semelhante à do nosso Sol, mas concentrada num espaço do tamanho de uma pequena cidade. Uma kilonova é a explosão que ocorre com a colisão de duas estrelas de nêutrons.

Até hoje, cientistas acreditavam que, após a kilonova, esse tipo de colisão dava origem a um buraco negro. Mas a luz infravermelha que acompanhava os raios gama, detectada pelo telescópio Hubble, era brilhante demais para um buraco negro.

“Ao tentarmos montar o quebra-cabeça dessa explosão de raios gama, uma peça não estava se encaixando corretamente”, explicou Wen-fai Fong, pesquisadora da Universidade Northwestern e autora do estudo que analisa o fenômeno.

A análise do material “mostra que explosões curtas de raios gama realmente se formam a partir de colisões de estrelas de nêutrons, mas, surpreendentemente, o resultado dessa colisão pode não ser um buraco negro, mas provavelmente um magnetar”, disse Fong.

Um magnetar é uma estrela de nêutrons com um campo magnético muito mais poderoso — mil vezes mais intenso do que o de uma estrela de nêutrons comum, como as duas que se chocaram e formaram o novo objeto.

A descoberta joga luz sobre um fenômeno difícil de ser observado a partir da Terra e traz mais informações sobre como funciona o nosso universo, segundo os autores do estudo.

“Achamos que a maioria dos magnetares é formada na morte explosiva de estrelas massivas, deixando para trás essas estrelas de nêutrons altamente magnetizadas”, explicou Fong. “No entanto, é possível que uma pequena fração deles surja em colisões de estrelas de nêutrons.”

“Nunca vimos evidências disso antes, muito menos na luz infravermelha, o que torna esta uma descoberta especial.”

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/11/14/cientistas-afirmam-ter-visto-pela-primeira-vez-a-colisao-de-duas-estrelas.htm

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Loading

Comments are closed.