• ter. abr 16th, 2024

Cientistas criam partículas para ir aonde ninguém jamais esteve

nov 12, 2020
Compartilhe Boas Notícias

Micronadadores são pequenas partículas capazes de se mover através do líquido por conta própria (como bactérias e espermatozoides). Criados artificialmente, poderão ir aonde nenhum ser humano jamais esteve (como no interior do cérebro ou abaixo das geleiras de Netuno), mesmo que seja a bordo de uma versão de 15 micrômetros da USS Voyager.

A nave espacial da classe Intrepid de Star Trek foi impressa em 3D por pesquisadores da Universidade de Leiden dentro do estudo de como a forma de um micronadador pode afetar sua mobilidade e as interações com o meio onde ele está.

10203118324009-4510101
Os pesquisadores testaram inúmeras formas para testar como o formato do micronadador afeta a sua mobilidade. Fonte: Soft Matter/Kraft et all

“Estudar micronadadores sintéticos pode nos levar a entender melhor seus similares biológicos, e isso nos ajudará no desenvolvimento de novos veículos de entrega de drogas; por exemplo, microrrobôs nadando autonomamente poderiam levar drogas ao local desejado no corpo humano ou ajudar a limpar águas residuais,” disse a física Samia Ouhajji, uma das autoras do trabalho publicado agora na revista Soft Matter, à CNN.

Mobilidade

Normalmente, micronadadores são impressos em forma de esferas ou mesmo de argolas – o objetivo do estudo na Leiden foi justamente ver se eles poderiam nadar se tivessem outras formas. Usando uma impressora 3D, os pesquisadores descobriram que a forma afeta de maneiras diferentes o movimento das partículas, que são impulsionadas pela reação química entre a platina que os reveste com a solução de peróxido de hidrogênio no qual são imersos.

10202947964008-7074094
O microbarco impresso em 3D é capaz de navegar dentro de um fio de cabelo humano. Fonte: Soft Matter/Kraft et all

Em fins de outubro, os pesquisadores imprimiram a primeira estrutura não-redonda: um microbarco. O 3DBenchy é um projeto padrão para testar esse tipo de impressora. Nesse caso, a Nanoscribe Photonic Professional do grupo de Leiden passou na prova com louvor, ao estabelecer o novo recorde mundial de menor embarcação do planeta – ele é tão pequeno que poderia navegar no interior de um fio de cabelo.

“O 3D Benchy é uma estrutura que foi projetada para testes de impressoras 3D macroscópicas porque tem muitos detalhes desafiadores; era natural tentarmos também na escala de micrômetro. Além disso, fazer um barco de tamanho tão diminuto assim foi divertido”, explicou a física Daniela Kraft.

Nave espacial 3D

Segundo ela, “apontamos o laser para dentro de uma gota do material usado, que endurece localmente no ponto focal do raio. Movendo o laser através da gota de forma controlada, podemos esculpir a forma do micronadador que desejamos”, acrescentando que, para testar a maneira como a forma de cada objeto afetada sua mobilidade, foram esculpidas ainda  tríades, hélices… e a USS Voyager.

A razão de a nave espacial 3D estar no projeto é a paixão que um dos coautores do projeto, o físico Jonas Hoecht, tem pela icônica série de ficção científica criada pelo roteirista e produtor americano Gene Roddenberry.

10202626433005-1060807
A USS Voyager foi feita a pedido de um dos pesquisadores do grupo de estudo. Fonte: Soft Matter/Kraft et all

“Na última semana do projeto, prometi a ele que poderíamos imprimir qualquer forma que ele quisesse. Como um grande fã de Star Trek, ele escolheu a USS Voyager – e mostrou que as possibilidades de imprimirmos qualquer forma são quase ilimitadas”, disse Ouhajji.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/206559-cientistas-criam-particulas-aonde-ninguem-jamais-esteve.htm

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Loading

Comments are closed.