• ter. mar 12th, 2024

Cientistas descobriram maneira de cozinhar arroz que reduz as calorias drasticamente

Compartilhe Boas Notícias

Estima-se que 90% das regiões mundiais consumam arroz. Mas ultimamente o alimento, um carboidrato, é considerado um dos vilões da dieta.

Uma xícara de arroz cozido (puro, sem contar outros ingredientes que possam ser usado em seu preparo, como óleo e manteiga) tem 200 calorias. A maior parte delas vem do amido, que é processado pelo corpo em forma de açúcar e , se consumido em excesso, armazenado como gordura.

Mas e se houvesse uma forma de tornar o arroz mais saudável e menos calórico?

Cientistas da Faculdade de Química do Sri Lanka encontraram uma maneira de preparar o arroz que pode reduzir suas calorias em 50%. Como, você nos pergunta? Nós explicamos: você ferve água e cozinha o arroz. Mas antes de adicionar o arroz à água, os pesquisadores colocam óleo de coco no líquido (a quantidade de óleo de coco usada precisa ser de 3% o peso do arroz a ser preparado). Depois de pronto, os pesquisadores deixam o arroz na geladeira por 12h antes de requentá-lo para ser servido.

E como esse preparo pode reduzir as calorias?

Vamos dar às mãos para a química. Em alimentos como milho, arroz e batata existem tipos diferentes de amido. Alguns são digeridos pelo corpo, se transformam em glicose e, possivelmente, em gordura – como explicamos lá em cima. Outros são mais resistentes e, como demoram mais para serem processados pelo seu organismo, acabam sendo menos absorvidos e eliminados. Ou seja, você acaba armazenando menos gordura.

Pesquisas mostram que o modo de preparo de um alimento pode alterar a forma do amido, transformando uma substância que seria facilmente absorvida pelo corpo em algo mais resistente. E é exatamente isso que o método de preparação do arroz propõe.

Isso acontece em outros alimentos também. A batata, por exemplo, se torna de mais fácil digestão quando é cozida ou transformada em purê (triste, sabemos) – logo, será transformada em gordura mais facilmente. Outras pesquisas revelaram que resfriar um vegetal logo após seu cozimento pode tornar seu amido de difícil absorção, como no caso das ervilhas.

O arroz, ao receber um lipídio (o óleo de coco) antes de seu cozimento e ao ser resfriado logo após o processo, passa por algumas mudanças químicas, que mudam a sua composição para o melhor (para a sua saúde). Usando esse método, cientistas foram capazes de reduzir as calorias do arroz menos saudável em 12% e do mais saudável (o Suduru Samba) em 50%. Mesmo com uma redução menos expressiva, como o do primeiro caso, cientistas estão otimistas e acreditam que podem transformar a dieta, principalmente de países asiáticos, com esse hábito mais saudável. E, claro, esses métodos podem se estender a outros carboidratos além do arroz – já imaginou um pãozinho que tenha menos 50% de calorias?

Via WaPo

Loading

Deixe um comentário