Ciência

Cientistas reconstroem cérebro de um dos dinossauros mais antigos

Compartilhe Boas Notícias

Uma equipe de cientistas brasileiros reconstruiu o cérebro de um dos dinossauros mais antigos do mundo, o Buriolestes schultzi, cujo fóssil foi descoberto no interior do Rio Grande do Sul. A reconstrução, descrita em um estudo publicado no Journal of Anatomy, na última segunda-feira (2), pode ajudar a entender os hábitos comportamentais do pequeno animal.

Encontrado em 2015 pelo paleontólogo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Rodrigo Temp Müller, o esqueleto fossilizado, com cerca de 233 milhões de anos, pertencia a um dinossauro do tamanho de um cachorro basset hound, que viveu entre o Brasil e a Argentina.

O fóssil possuía uma raridade: uma região do crânio chamada neurocrânio muito bem preservada. A partir da estrutura, foi possível reconstruir o primeiro cérebro completo de um dos dinossauros mais antigos do planeta, modelo que será adotado como referência para futuros estudos.

Fóssil do Buriolestes schultzi.Fonte:  UFSM/Divulgação

Pesando 1,5 gramas (mais leve que uma ervilha), o cérebro do animal foi reconstruído com o auxílio de tomografias computadorizadas, que permitiram analisar as cavidades do crânio. O estudo revelou a presença de estruturas bem desenvolvidas na região do cerebelo, indicando uma boa capacidade de rastrear presas, por meio de visão aguçada. Já o olfato dele não era tão desenvolvido, conforme os pesquisadores.

Mesmo se tratando de um animal carnívoro pequeno, o Buriolestes pertence à mesma linhagem da qual se originou os saurópodes, grupo de dinossauros herbívoros gigantes e de pescoço longo, um dos maiores que já andaram pela Terra.

De acordo com a equipe da paleontólogos da UFSM e da Universidade de São Paulo (USP), a comparação do cérebro dele com o dos parentes enormes permite entender a evolução da linhagem. Os bulbos olfatórios, por exemplo, de pouca relevância no fóssil estudado, eram muito mais desenvolvidos nos saurópodes, que tinham um olfato aguçado.

Por outro lado, a capacidade cognitiva do pequeno dinossauro revelou-se maior que a dos gigantes, um fato intrigante para os cientistas.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/206300-cientistas-reconstroem-cerebro-dinossauros-antigos.htm

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

11 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago