Saúde

Cientistas transformam células de câncer de mama em gordura

Compartilhe Boas Notícias

Combinação de dois medicamentos foi capaz de interromper a proliferação da doença no organismo de ratos

Pesquisadores conseguiram transformar com sucesso células de câncer de mama em adipócitos (gordura) para impedir que elas se espalhassem no organismo de camundongos. No estudo, eles exploraram o caminho que as células cancerígenas fazem. Os resultados são considerados promissores. 

Ao cortar o dedo, por exemplo, as células do epitélio começam a se parecer menos com elas mesmas e ficam mais “fluidas” – transformando-se na célula-tronco mesênquima e que depois torna-se qualquer célula que o corpo necessite. Este processo é chamado de transição epitelial-mesenquimal (EMT). Especialistas já sabiam que cêlulas de câncer poderiam tomar essa trajetória ou ainda fazer o caminho contrário, chamado transição mesenquimal-epitelial (MET), para se espalhar por todo o organismo. 

Na pesquisa, os camundongos receberam uma forma agressiva de câncer de mama humano. Eles foram tratados com rosiglitazona, medicamento diabético, e trametinib, tratamento contra o câncer. Graças aos remédios, quando as células cancerígenas usavam uma das vias de transição, em vez de se espalharem, elas mudavam para células adiposas – no processo de adipogênese.

“Os modelos usados ​​neste estudo permitiram a avaliação da disseminação da adipogênese das células cancerígenas nos arredores do tumor”, escreveu a equipe no artigo, publicado na revista Cancer Cell. “Os resultados indicam que a terapia de rosiglitazona e trametinib atinge especificamente as células cancerígenas com maior plasticidade e induz sua adipogênese.”

Segundo os cientistas, nem todas as células cancerígenas viraram gordura. Contudo, as que se transformaram não foram danificadas. “As células de câncer de mama submetidas a um EMT não apenas se diferenciaram como gordura, mas também pararam completamente de proliferar”, afirmou Gerhard Christofori, bioquímico da Universidade de Basel, na Suíça. “As células que se transformam em células de gordura permanecem assim e não retornam como cancerígenas.”

Como funciona
No tratamento, a trametinib estimulou o processo de transição, aumentando a conversão de células-tronco em gordura. “A terapia de diferenciação adipogênica inibe a invasão, disseminação e formação de metástases em vários modelos pré-clínicos de câncer de mama”, escreveram os pesquisadores no estudo. 

Células de câncer de mama em novo tratamento (Foto: Department of Biomedicine, University of Basel)

A imagem acima mostra esse processo. À esquerda estão as células cancerígenas (verdes) e célula normal de gordura (vermelha). No lado direito, estão as células adiposas que se transformaram em câncer (marrom). 

Futuro
Ambos medicamentos usados na pesquisa são aprovados pelo Food and Drug Administration (FDA), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. Com isso, pode ser que a terapia seja testada em humanos. 

De acordo com o portal Science Alert, muitos tratamentos testados em ratos não chegam ao estágio de testes clínicos. O fato de que este funcionou em células de câncer humano dá uma esperança para pacientes e cientistas. 

Por enquanto, os pesquisadores estão analisando se este método funcionaria combinado à quimioterapia, e se ele se aplicaria a outros tipos de câncer. “Essa abordagem inovadora poderia ser usada com a quimioterapia convencional para suprimir o crescimento do tumor primário e a formação de metástases mortais”, declarou Christofori à Press Association.

Fonte: Galileu

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

11 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

11 meses ago