• ter. abr 23rd, 2024

Combina com frio e ainda faz bem para a saúde

maio 14, 2015 #inverno, #saúde, #vinho
Compartilhe Boas Notícias

Consumo do vinho tinto ou do suco de uva traz benefícios ao organismo

A baixas temperaturas estão batendo a nossa porta e, com isso, o consumo de vinho, principalmente o tinto, costuma aumentar. Mas, além de ser um bom acompanhamento para a estação mais fria, o vinho tinto vem apresentando um aumento no seu consumo em razão dos possíveis benefícios associados a bebida.
De acordo com a nutricionista e professora da Universidade Feevale, Denise Ruttke illenburg Osorio, muitos estudos apontam para os benefícios do vinho principalmente no que diz respeito aos cardiovasculares. “As substâncias presentes na uva preta, os polifenóis, têm propriedades antioxidantes, podendo auxiliar nos processos inflamatórios das artérias, reduzindo sua rigidez e consequentemente melhorando o fluxo sanguíneo”, explica Denise.Segundo a nutricionista, esses efeitos estão associados com o tipo de uva. “Somente a uva preta apresenta essas características”, complementa.
Além disso, o suco de uva tinto também pode apresentar feitos protetores para o sistema cardiocirculatório, mas em menor intensidade, uma vez que a ação do álcool sobre os polifenóis parece potencializar seus efeitos benéficos. “Por outro lado, a ingestão de suco de uva apresenta algumas vantagens em relação ao vinho, por não conter teor alcoólico e na maioria das vezes não ter contra-indicação de consumo diário, desde que adequado ao padrão de alimentação individual”, explica. O suco também é uma alternativa mais barata do que o vinho, podendo ser adquirido por uma parcela maior da população e ainda, ser recomendado para pessoas que não devem consumir bebidas alcoólicas, como as crianças. “Mas é preciso estar atento. Para se obter os benefícios, o suco de uva indicado é o integral, puro e sem adição de açúcar”, alerta a nutricionista.

Loading

Deixe um comentário