• ter. mar 12th, 2024

COMER MELECA FAZ BEM PARA A SAÚDE?

out 30, 2014 #comportamento, #meleca, #saúde
Compartilhe Boas Notícias
O fato de a sociedade reprovar o (grotesco) hábito de comer meleca é, de acordo com o professor de bioquímica Scott Napper, uma injustiça: ele acredita que esse mesmo hábito, tão desencorajado, pode fazer bem ao sistema imunológico – e pretende, claro, testar essa hipótese.
“De uma perspectiva evolutiva, nós evoluímos sob condições muito sujas e talvez esse desejo de manter o ambiente e nossos comportamentos ‘esterilizados’ não seja benéfico para nós“, aponta Napper.
Ao expor o organismo a uma quantidade segura de germes e bactérias, seria possível fortalecer o sistema imunológico sem chegar a causar doenças – embora haja meios mais limpos de fazer esse fortalecimento, como meditar e ser otimista.
Não seria necessário um experimento especialmente complexo – apenas voluntários bem dispostos e alguns materiais simples. “Você colocaria algum tipo de molécula em seus narizes, e metade dos voluntários não faria nada de diferente enquanto os demais cutucariam o nariz e comeriam [o material, por assim dizer]“. Napper conta que alguns estudantes já demonstraram interesse em participar do experimento.
Outro hábito socialmente reprovável (embora não tanto quanto o outro) e que poderia fazer bem à saúde é o de roer as unhas. De acordo com a imunologista Hilary Longhurst, “a menos que as mãos estejam muito sujas, as bactérias que encontramos quando roemos as unhas poderiam fortalecer nosso sistema imunológico”.[Daily Mail UKCBC News]

Loading

Deixe um comentário