Cultura

Como a Comic Con de São Paulo se tornou a maior do mundo

Compartilhe Boas Notícias

Desde 2016, CCXP superou em público outros eventos do tipo – inclusive a tradicional feira de San Diego

A Comic Con de San Diego pode até ser pioneira e mais famosa, mas o maior festival geek do mundo é brasileiro: em apenas cinco anos de existência (este será o sexto), a Comic Con Experience (CCXP) de São Paulo, que este ano ocorre entre 5 e 8 de dezembro, reuniu quase 1 milhão de pessoas.

Os números são impressionantes: em 2017, o evento ocupou um espaço de 115 mil metros quadrados, o equivalente a 16 campos de futebol do Maracanã. Mais de 1,7 mil quadrinistas e ilustradores apresentaram seus trabalhos e 200 artistas de cinema, séries e TVs fizeram aparições ou palestras para o público, em uma programação com mais de 150 horas de atividades — sem contar os espaços das chamadas ativações publicitárias (ambientes criados especialmente para o evento) e os cosplayers. Mas afinal, qual o segredo para tamanho sucesso?

O poder dos geeks
Não raro negligenciados ou vistos como “excluídos” pelo restante da sociedade, os geeks (ou nerds) — pessoas que consomem muita cultura pop, ficção científica, quadrinhos e games — têm alto poder de mercado. Não à toa, estão dispostos a pagar (e muito) por experiências que os aproximem ainda mais do universo que tanto amam. Em 2019, os ingressos para os quatro dias de CCXP, todos esgotados, custavam R$ 960 (inteira) no primeiro lote e chegaram a R$ 1180 no terceiro e último, com opções “premium” que chegavam a R$ 8 mil.

Presença de Hollywood
Embora não tenha associação ou relação com a Comic Con de San Diego, a CCXP tem seguido os passos do evento norte-americano e dado cada vez mais destaque para atrações de cinema e televisão, em vez dos quadrinhos. Em 2018, convidados internacionais como Maisie Williams (a Arya Stark, de Game of Thrones), Sandra Bullock (que na época estava divulgando o filme Birdbox) e Brie Larson (a Capitã Marvel) agradaram o público.

Este ano, a programação terá a pré-estreia de Frozen 2, além da presença da Gal Gadot (a Mulher-Maravilha), Margot Robbie (a Arlequina. de Esquadrão Suicida) e parte do elenco de Star Wars – A Ascensão Skywalker, filme que encerra a terceira trilogia da franquia e chega aos cinemas no dia 19 de dezembro.

Uma marca de cultura pop
O nome por trás da CCXP é o Omelete&CO, atualmente uma das marcas mais relevantes do Brasil quando o assunto é cultura pop, que está sempre em contato com o público do evento.

Ativação de marcas
Além de contribuírem para o faturamento do evento, os espaços em que marcas fazem ações para divulgar produtos de forma atraente fazem sucesso com o público da CCXP. São espaços que recriam ambientes de séries e filmes conhecidos, ou com atividades e brindes adaptados para o universo.

Fonte: Galileu

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

5 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago