• ter. mar 26th, 2024

Como plantar amendoim orgânico em casa

out 19, 2020
Compartilhe Boas Notícias

Seja doce ou salgado, o amendoim é um alimento que faz grande sucesso no mercado brasileiro e que se tornou símbolo da versatilidade culinária do país. O amendoim é da mesma família de plantas que o feijão e a ervilha, produzindo vagens que armazenam as sementes. Seu nome vem da língua tupi mandu’wi que significa enterrado.

De acordo com o Especialista em Agricultura Orgânica Thiago Tadeu Campos, ao contrário dos demais alimentos, as vagens do amendoim só se desenvolvem dentro do solo, ou seja, utilizando os nutrientes da terra como alavanca para o crescimento.

Tipos de amendoim

Entre as diversas subespécies de amendoim orgânico, três possuem destaque pela facilidade de cultivo e pela alta aceitabilidade do público consumidor. O amendoim do Grupo Espanhol, é um tipo de planta que cresce ereta e que oferece duas sementes por vagem durante a colheita precoce.

Já o amendoim do Grupo Valência possui a mesma estrutura e o mesmo tempo de maturação, mas oferece vagens com três a cinco sementes, sendo mais rentáveis ao produtor.

Por fim, o amendoim do Grupo Virgínia possui um plantio ramificado, crescendo de forma rasteira e tendo uma colheita tardia, contudo, mesmo tendo apenas duas sementes por vagens, esse grupo oferece sementes maiores.

Como plantar amendoim orgânico?  

O consumo de amendoim orgânico tende a crescer cada vez mais, tanto pela busca por alimentos livres de toxinas quanto pela facilidade de produção do mesmo. Não há grandes segredos para aprender como plantar amendoim orgânico, basta ficar atento ao tipo de semente e observar se falta algo para a planta durante seu desenvolvimento.

Clima 

O amendoim orgânico é um alimento típico de regiões quentes, portanto, é necessário manter uma temperatura de 20°C a 30°C, e caso necessário, estabelecer o cultivo protegido com estufas, mantendo assim um maior controle do clima.

O amendoim não suporta temperaturas baixas e excesso de umidade, principalmente no período de floração. É importante estar atento às condições do ambiente para garantir que exista a polinização das plantas, pois sem polinização não há sementes.

Iluminação

Uma das principais necessidades do amendoim orgânico está na alta taxa de luminosidade, sendo essa intensa e direta. Por algumas horas a planta deve receber iluminação solar sem qualquer tipo de interferência. Em situações de plantio doméstico é necessário estar atento ao local no qual o vaso será posicionado, deixando que a luz entre naturalmente.

Irrigação

A irrigação do amendoim exige um nível maior de atenção do produtor orgânico, visto que o excesso de água é extremamente prejudicial às plantas. O solo deve permanecer úmido, porém sem estar encharcado.

Durante os períodos de floração é preciso realizar o processo de aspersão, ou seja, estabelecer uma irrigação através de jatos borrifados de água, popularmente conhecidos como sprinklers, diminuindo a taxa de umidade do solo e garantindo um bom desenvolvimento da planta.

A irrigação por gotejamento também pode ser uma alternativa para o controle de umidade do solo.

Solo

Plantar amendoim orgânico é uma tarefa simples, o agricultor pode adicionar um nível de dificuldade criando mudas e, somente após as mesmas alcançarem 15cm de altura, transplantá-las para o solo definitivo. O solo deve ser bem drenado, leve e arenoso, de forma que as vagens consigam adentrar a terra para se desenvolverem, mas que não sejam rasos e não se percam nutrientes através da irrigação.

Uma forma de prevenira lixiviação dos nutrientes é mantendo um solo fértil e rico em matéria orgânica. Quanto mais pesado for o solo, maior será a taxa de perda de vagens durante a colheita. Uma dica importante é escolher terrenos que já façam parte de um sistema de rotação de culturas, visto que o amendoim orgânico exige mais nutrientes do solo onde está sendo cultivado.

A cana de açúcar é uma excelente opção para fazer parte da rotação de culturas junto ao amendoim orgânico, uma vez que ela oferece lixo orgânico (palhas) que enriquecem o solo e facilitam o desenvolvimento das próximas plantas ali cultivadas.

Plantio

Após escolher as sementes orgânicas ideais, ou seja, aquelas que não possuem agrotóxicos ou demais substâncias químicas em sua composição, o produtor orgânico poderá montar as mudas ou depositar as sementes em covas de 5cm de profundidade.

O espaçamento entre cada planta deve ser de aproximadamente 25cm, e entre uma linha e outra de cultivo é preciso o distanciamento de 70cm, para que assim as plantas tenham espaço para desenvolvimento.

Tratos culturais

Uma das principais dúvidas em como plantar amendoim orgânico está no manejo e na proteção contra pragas e doenças. Em geral, basta manter o terreno limpo e controlar o volume de água presente no solo, com esses dois cuidados a maior parte do problema será solucionada, pois não haverá um ambiente propício para a proliferação de fungos ou ervas daninhas.

Contando 25 dias após a germinação é necessário fazer o processo de Amontoa, onde pequenas quantidades de terra são depositadas ao lado dos pés de amendoim para que o ovário da planta alcance os nutrientes com maior facilidade e dessa maneira se desenvolva mais rápido.

Colheita 

O período da colheita irá variar de acordo com o grupo de amendoim orgânico plantado, mas em geral as folhas começam a amarelar após 100 dias de germinação. Quando 70% das folhas estiverem amareladas o produtor orgânico deverá colher amostras de vagens e verificar o grau de maturidade no qual a semente se encontra.

Somente assim é possível iniciar a colheita e ter um bom aproveitamento. Após retirar as vagens do solo, as mesmas devem ficar em local sem umidade para secar durante uma ou duras semanas, em seguida o amendoim orgânico deve ser ensacado e colocado em sacos limpos, que devem ser protegidos do contato com o solo com paletes de madeira.

A umidade, quando encontra o amendoim colhido, proporciona o desenvolvimento de fungos que possuem toxinas prejudiciais ao homem, a aflatoxina, armazenando o amendoim em galpões fechados e sem umidade o risco é praticamente erradicado.

Consuma amendoim orgânico

peanuts-on-wooden-table
Foto: iStock by GettyImages

O amendoim é um produto de fácil cultivo e que não necessita de grandes processos de manutenção durante seu desenvolvimento, podendo ser plantado até mesmo em ambientes domiciliares. Aprender como plantar amendoim é uma boa escolha para quem busca explorar as vantagens da agricultura orgânica, tendo como consequência direta, a presença de alimentos ricos em nutrientes e que oferecem uma maior qualidade de vida ao consumidor.

Fonte: https://ciclovivo.com.br/mao-na-massa/horta/como-plantar-amendoim-organico-em-casa/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Loading