• ter. mar 26th, 2024

Como usar a nota do Enem em universidades do exterior

jan 11, 2021
Compartilhe Boas Notícias

O Enem avalia a qualidade do ensino médio no Brasil e dá acesso ao ensino superior no país, mas o que muitos não sabem é que o teste também facilita o ingresso em diversas universidades estrangeiras. Por isso, o Estudar Fora reuniu algumas dicas sobre como usar a nota do Enem para estudar no exterior!

Em Portugal

Só em Portugal, pelo menos 50 instituições aceitam a nota do exame para selecionar candidatos brasileiros. Isso acontece desde 2014, quando o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ligado ao MEC (Ministério da Educação) passou a firmar acordos de cooperação com universidades e institutos portugueses.

A Universidade de Coimbra (UC) foi a primeira a aceitar o Enem, com outras escolas seguindo pouco depois. E um acordo mais recente ampliou para 50 o número de universidades portuguesas que aceitam a nota do nosso exame de ensino médio.

No caso dela, as notas do exame têm pesos diferentes para cada curso. A pontuação mínima de candidatura para cada curso de graduação é 120 na escala portuguesa de 0-200, o que equivale a 600 na escala do exame brasileiro. Nesta página da Universidade de Coimbra, você obtém todos os detalhes sobre o assunto.

Além da UC, outros exemplos de instituições de ensino superior em Portugal que admitem o exame são a Universidade de Lisboa, Universidade do Algarve, Instituto Politécnico do Cávado e do Avre (IPCA) e o Instituto Politécnico de Leiria. Os convênios do MEC com universidades portuguesas, porém, não envolvem transferência de recursos ou financiamento estudantil por parte do governo brasileiro, já que o país europeu cobra taxa dos graduandos para estudar. Veja aqui a lista completa de universidades portuguesas que aceitam o Enem.

Outras universidades e faculdades internacionais que aceitam o Enem

Embora as parcerias formais do Ministério da Educação só sejam firmadas com Portugal, outros países (como Inglaterra, França, Irlanda e Canadá) também consideram a nota do Enem para o ingresso em um curso de graduação.

No Reino Unido, a nota do Enem é exigida para ingresso nas universidades de Oxford, Kingston e Bristol, mas é importante destacar que estas também podem pedir a realização do vestibular local. Nas instituições britânicas, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio é somada a outros tópicos, como fluência em inglês, histórico escolar do candidato no ensino médio e atividades extracurriculares.

Já na França, apesar de algumas universidades francesas também aceitarem o Enem, o acesso de brasileiros por meio do exame é um pouco mais complexo. Isso porque as instituições costumam exigir que os candidatos tenham sido aprovados antes, no Brasil, em cursos semelhantes aqueles para os quais estão aplicando no país europeu.

Nos Estados Unidos, a New York University recentemente optou por aceitar a nota do Enem para todos os cursos de graduação, em substituição às provas padronizadas tradicionais (SAT ou ACT). Isso acontece porque a universidade recebe candidaturas de estudantes de outros países, que não foram preparados para esses testes padronizados pelas escolas onde estudaram. Por esse motivo, a NYU criou a Test Flex Policy, que permite aceitar exames de outras nacionalidades.

Os brasileiros que queiram usar o Enem para se candidatar à instituição estadunidense podem enviar a própria nota. No entanto, os responsáveis pela escola onde cursaram o ensino médio devem confirmar o resultado para que a pontuação seja oficializada pela New York University.

No Canadá, a Universidade de Toronto (uma das melhores do país) exige que o candidato apresente sua nota do Enem junto ao seu diploma do ensino médio. A pontuação do candidato na prova também contará pontos na sua candidatura.

O que saber para usar o ENEM no exterior

Uma vez que cada universidade estabelece suas próprias regras para aceitar a nota do exame nacional, o ideal é ficar de olho nos sites das instituições de fora onde você deseja estudar, para não perder os prazos de application e reunir a documentação necessária.

Vale lembrar também entrar numa faculdade fora do Brasil pelo Enem não é só questão de enviar a nota da prova brasileira e esperar a carta de aceite. O Enem não muda outras exigências do processo seletivo, como comprovação de proficiência no idioma, envio de cartas (de recomendação, motivação, etc), entre outros documentos.

Como usar sua nota do Enem para estudar no exterior

Informe-se!

No caso de Portugal, o Ministério da Educação tem parcerias firmadas com universidades específicas. Há também outros países com universidades que aceitam a nota da prova. Mas, nesses casos, a metodologia muda de uma instituição para a outra.

Estude bastante

É muito importante ter uma boa nota na prova. Não apenas isso mostra que você é um estudante dedicado, como deixa claro que você domina uma série de conhecimentos básicos de nível de Ensino Médio. Para uma universidade estrangeira, que costuma receber estudantes formados no sistema de educação de outro país, esse é um dado importante na hora escolher um candidato brasileiro.

Realize a prova

Em geral, você precisa mostrar a nota do Enem mais recente na hora de se candidatar. Provas de anos anteriores dificilmente serão aceitas, então é importante realizar a prova todo ano.

Tenha outros documentos em mãos

Sua nota no Enem provavelmente não será suficiente para garantir vaga numa universidade estrangeira. As instituições de fora costumam pedir outros documentos também, como CV, carta de motivação, cartas de recomendação e histórico escolar. Então é importante se informar e garantir esses documentos.

Avalie meios de arcar com os custos

Diferentemente das universidades públicas brasileiras, as universidades estrangeiras que aceitam o Enem costumam cobrar anuidades. Por isso, é importante ir atrás de bolsas de estudos ou outros meios de fazer frente a essas despesas.

Texto publicado originalmente por Estudar Fora, site da Fundação Estudar.

Fonte: https://catracalivre.com.br/educacao/como-usar-a-nota-do-enem-em-universidades-do-exterior/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Loading