• ter. abr 23rd, 2024

Conheça a escola que ensina rapazes a cozinhar, limpar e passar

nov 21, 2018
Compartilhe Boas Notícias

As tarefas domésticas são para todos. É essa a mensagem que um colégio espanhol quer passar aos jovens.

Uma escola de Vigo (Espanha) quer revolucionar o ensino e se tornar notícia mundo fora. No Colégio Montebelo, jovens adolescentes do sexo masculino aprendem tarefas domésticas que ainda são associadas apenas às mulheres, como cozinhar, passar roupas e limpar a casa.

A disciplina, batizada com o termo britânico Home Skills (Habilidades Domésticas) foi instituída no início do ano letivo e tem se revelado um sucesso de participação, entrega e, sobretudo, na mensagem que pretende transmitir: não há deveres do lar apenas para elas, eles também têm que participar ativamente.

“Trata-se de um autêntico desafio para os alunos que, de repente, se deparam com um ferro de passar e as suas diferentes configurações segundo o tipo de roupa, entre fogões com um avental preso à cintura ou colocando roupas de molho para depois as lavarem à mão”, descreveu um estudante do Colégio Montebelo na sua página do Facebook.

Uma forma inédita de promover a igualdade de gênero e de preparar gerações futuras para uma vida mais equilibrada dentro de casa.

Garotos aprendem a cozinhar com professora.

O mentor do projeto foi o professor Gabriel Bravo. “Nos parece muito útil e justo que os alunos aprendam estas tarefas para que, quando formarem uma família, saibam que as tarefas de casa não são uma obrigação apenas da mulher”, explicou o coordenador.

De início, a ideia foi recebida com algumas reticências por parte dos jovens, mas rapidamente foi absorvida com satisfação e aceitação entre todos. “Têm uma atitude positiva nas aulas, acham que são simultaneamente divertidas e instrutivas”, revelou Gabriel Bravo, pelo jornal argentino Clarín.

O sucesso tem sido tão grande que o revolucionário projeto já é notícia em países diversos como:  México, Costa Rica, Colômbia, Chile e claro, aqui no Brasil, motivando diversas interações de elogios a encorajamento.

Um ótimo exemplo né?

Com informações de Notícias Magazine

Loading