• ter. mar 26th, 2024

Conheça a orquídea que tem cara de macaco

Compartilhe Boas Notícias

Nem precisa ter imaginação fértil: basta olhar para a espécie de orquídea Dracula símia que você logo vai enxergar o rosto de um primata. O nome popular da planta, que é encontrada apenas no Equador e Peru? Orquídea-cara-de-macaco, claro. Você conseguiria pensar em um apelido mais pertinente?

A natureza é mesmo surpreendentemente linda. Vira e mexe encontramos por aí uma espécie de planta ou animal que ainda não conhecíamos e ficamos ‘embasbacados’ com a sua beleza. É o caso da orquídea Dracula símia, popularmente conhecida como orquídea-cara-de-macaco. Você consegue imaginar por quê?

Encontrada, apenas, em florestas úmidas e nebulosas de regiões montanhosas do Equador e Peru, essa espécie de orquídea lembra muito o rosto de um primata – e, por vezes, até o macaco inteiro.

orquidea-cara-macaco-2-4847364

Além da aparência curiosa, essa planta se torna ainda mais interessante por ser muito difícil de ser encontrada. Apesar de florescer o ano todo, a espécie gosta de se desenvolver em áreas de difícil acesso, com altitude entre mil e dois mil metros. Essa não tem mesmo medo de altura, né?

A primeira pessoa a avistar uma orquídea-cara-de-macaco foi o botânico chileno Hugo Gunckel Luer. A descoberta aconteceu em 1978, quando Luer relatou que a planta exala um cheirinho de laranja. Depois dele, alguns fotógrafos tiveram a chance de clicar a espécie. Confira, abaixo, algumas fotos que estão rolando pela internet.

Loading

Deixe um comentário