Conheça alimentos que ajudam a liberar hormônios de felicidade

Conheça alimentos que ajudam a liberar hormônios de felicidade
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Certos alimentos são reconfortantes, outros servem como fonte de prazer e têm o poder de melhorar o humor e aumentar a felicidade.

Durante anos, pesquisadores trataram o que comemos com um papel importante em nossas emoções e, de fato, a Ciência provou que o que colocamos em nossa boca afeta o modo como nos sentimos.
Em 2008, pesquisadores da Universidade da Califórnia revisaram 160 estudos sobre como a comida afeta o cérebro e determinaram que uma dieta balanceada, juntamente com exercícios, pode combater distúrbios mentais, como a depressão.

O que acontece é que ingerir certos alimentos faz com que nosso organismo libere hormônios naturais responsáveis pela felicidade. Um exemplo são as comidas picantes, como pimentas – ricas em capsaicinas, um princípio que causa sensação de euforia. Além disso, elas estimulam as terminações nervosas da língua, intensificando a produção de endorfina, o hormônio do prazer.

Como não é todo mundo que gosta de comidas picantes, selecionamos outros alimentos e substâncias apontados pela Ciência como ótimos veículos de felicidade. Confira:

Espinafre

O Journal of Physiology explica porque esse vegetal folhoso pode considerado um aliado da felicidade. Segundo o periódico, por conter ácido fólico e potássio, o espinafre ajuda a aliviar a depressão e a reduzir a tristeza. Quando esses elementos faltam no organismo, há chances de a pessoa apresentar fadiga e apatia.

Bananas

Além de serem ricas em potássio, as bananas também estão cheias de triptofano, um produto químico do cérebro que ajuda a regular o humor. As banana também são ricas em vitamina B6, bem como fibras, vitamina C, magnésio e potássio. A falta de B6, por exemplo, causa irritabilidade e insônia.

Cogumelos

Baixos níveis de vitamina D têm sido associados à depressão e mau humor, de acordo com um estudo da Universidade de Melbourne. Por isso, é interessante acrescentar cogumelos na alimentação, pois eles são surpreendentemente ricos nessa vitamina.

Chá verde

 

A teanina, aminoácido presente na bebida, está relacionada com a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade. Seu benefício já ficou comprovado por um estudo japonês que descobriu que o estresse psicológico era menor em indivíduos que bebiam cinco ou mais xícaras de chá verde por dia.

Mel

O mel tem uma ação calmante e melhora a função da serotonina no cérebro. Ele é uma ótima alternativa ao chocolate para mulheres que sofrem de TPM, pois ele ajuda a reduzir a irritação típica do período pré-menstrual.

Chocolate amargo

O cacau presente no chocolate amargo é rico em magnésio, essa substância contribui para o balanço químico do cérebro e é associada à felicidade.

Açafrão

De acordo com um estudo publicado na revista científica American Journal of Geriatric Psychiatry, incluir o açafrão-da-Índia todos os dias na alimentação contribui significativamente com o bem-estar humano, e tudo graças ao seu alto poder antioxidante. A especiaria também contém curcumina, um composto ativo que aumenta o humor e combate a depressão.

Fonte: Catraca Livre

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