• ter. mar 26th, 2024

Conheça Frances Arnold, a 5ª mulher a receber o Nobel de Química em 117 anos

out 4, 2018
Compartilhe Boas Notícias

Pesquisadora desenvolveu método inspirado na evolução para criar novas proteínas.

Frances Arnold se tornou, nesta quarta-feira (03/10), a quinta mulher a ser laureada com um Nobel de Química em 117 anos da premiação. Segundo a Academia Sueca, ela foi escolhida pelo uso de conceitos da evolução no desenvolvimento de enzimas, e receberá metade do prêmio (4,5 milhões de coroas suecas, ou cerca de US$ 500 mil). A outra metade será dividida entre George P. Smith e Gregory P. Winter. Ontem, a Academia Sueca concedeu o Nobel de Física a Donna Strickland, a terceira mulher a ser laureada nessa categoria.

Em 1993, a engenheira química norte-americana conduziu a primeira evolução direta de enzimas, proteínas que podem ser usadas para catalisar reações químicas. Desde então, refinou o método e, atualmente, consegue desenvolver novas proteínas, em um processo usado para desenvolver químicos que causam menos danos ao meio ambiente, incluindo remédios e combustíveis renováveis.

No entanto, no início de suas pesquisas, ela diz que muitos colegas consideravam seus métodos pouco científicos. “Eles podem dizer ‘não é ciência’ ou ‘cavalheiros não fazem mutações genéticas aleatórias’. Mas eu não sou cientista e não sou um cavalheiro, então não me incomodou. E eu ri durante todo o processo, porque funciona”, diz ela, segundo a Fortune.

Hoje ela é professora e pesquisadora do California Institute of Technology (Caltech). Frances participou dos protestos “March for Science” (marcha pela ciência), no ano passado, e já disse em entrevistas que a ignorância é a maior ameaça às ciências. Ela também já foi jurada no prêmio Queen Elizabeth Prize for Engineering – na ocasião, ao chegar em Londres pelo aeroporto de Heathrow, ela foi barrada pela segurança, que não acreditou quando ela disse que iria se encontrar com a rainha no palácio de Buckingham.

Fonte: Época

Loading