Bom Exemplo

Conheça Marcelo Luna, o surfista do jet ski que salvou 50 na enchente em SBC

Compartilhe Boas Notícias

Especialista em ondas gigantes, Marcelo Luna resgatou famílias inteiras em alagamento na última segunda-feira.

O paulista Marcelo Luna acostumou-se, ao longo de toda a sua vida, com os desafios do inesperado. Skatista infantil dos bons convertido em surfista na adolescência, tornou-se especialista em encarar ondas gigantes, com mais de 20 metros de altura, seja como atleta ou como responsável por resgatar companheiros na praia.

O destino lhe apresentou, entre domingo e segunda-feira, uma situação nova, mas para a qual Luna pareceu ser preparado durante toda sua jornada esportiva.

As intensas chuvas em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, deixaram centenas de pessoas ilhadas, causaram destruição e até a tarde desta quinta-feira, quando a reportagem do GloboEsporte.com visitou as principais áreas afetadas, ainda provocava muitos transtornos aos moradores.

Graças a Luna, para muitas dessas famílias o estrago não foi ainda maior. O surfista de 34 anos apanhou seu jet ski na manhã de segunda-feira – depois de ter passado a madrugada em uma igreja, ilhado devido às chuvas – e se pôs a cruzar as ruas de São Bernardo atrás de quem ficou para trás no rio de lama que se tornou o município.

As imagens do surfista a bordo de sua moto aquática viralizaram nas telas de TV e nas redes sociais.

– Virou um mar mesmo. Mais ou menos três metros e meio de altura, a água chegou. É difícil, né? Perder tudo assim, sabe? – disse Luna, que passa parte do ano em Nazaré, em Portugal, onde estão as maiores ondas do mundo.

Segundo o surfista, foram resgatadas mais de 50 pessoas entre 10h da manhã e 21h da segunda-feira. Ele se recorda em especial de uma casa com uma família de oito pessoas.

Além de operar o jet ski, Luna também contou com a ajuda de outros seis amigos, que lhe davam informações por rádio, proviam alimentos e auxiliavam na limpeza da moto, que virava e mexia sugava algum lixo e dava problemas.

Uma das pessoas salvas por Luna foi a modelo Najara Rodrigues, de 27 anos, que perdeu gatos e móveis na enchente.

– A gente ficou desesperado. Sem comida, sem nada, sem bateria de celular. O Marcelo foi um anjo que apareceu para nos ajudar – disse a jovem, cujo pai também foi recolhido no jet ski.

Durante a operação de salvamento, Luna trabalhou também em parceria com o Corpo de Bombeiros local.

– Eu passava na rua e gritava: “tem alguém em casa? Sai na janela para eu saber”. Porque as pessoas não ficam ali no portão. Foi difícil. É difícil você não ser humano numa hora dessa – comentou.

Devido aos esforços para buscar pessoas, que inclusive envolveram mergulhos na água para tentar abrir trancas, na maioria das vezes sem sucesso, Luna acabou por parar no hospital na terça-feira, onde permaneceu por dois dias. Tomou injeções anti-tétano, ficou em observação por causa do risco de leptospirose e teve alta na tarde de quarta-feira.

– Ele foi o nosso herói ali na hora. Deus enviou ele mesmo e ajudou a gente ali – afirmou Carlos Silva, cuja mãe foi resgatada por Luna.

Para ele, foram apenas efeitos colaterais pequenos de algo muito maior. Por isso, faria e fará tudo de novo, caso seja necessário.

– Na hora a gente nem pensa. Agora, tenho uma noção maior do que fiz. Mas, de verdade? Faria tudo de novo, sem pensar duas vezes – concluiu.

Fonte: Globo Esporte

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

5 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago