• ter. abr 23rd, 2024

Consulta periódica é principal forma de combater câncer de colo de útero

dez 5, 2020
Compartilhe Boas Notícias

A jornalista apresentadora do programa “Encontro”, Fátima Bernardes, revelou esta semana ter sido diagnosticada com câncer no colo do útero. A doença foi descoberta em estágio inicial e ela precisará passar por um procedimento cirúrgico para a retirada do tumor.

Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que devem ser registrados 16.590 novos casos da doença este ano no Brasil.

Com exceção do câncer de pele não melanoma, o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, ficando atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

O ginecologista e obstetra Wagner Barbosa Dias explica se tratar de um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, localizado no fundo da vagina. “É uma doença com boas perspectiva de tratamento, principalmente quando diagnosticado rapidamente, como ocorreu com a Fátima Bernardes. Isso faz toda a diferença no protocolo de atendimento”.

De acordo com o médico, o câncer de colo de útero em estágio inicial não costuma apresentar sinais ou sintomas. Porém, quando não tratada, a enfermidade pode evoluir e surgirem problemas como sangramento vaginal, corrimento e dor.

Origem do câncer de colo de útero

O médico esclarece que o câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – o HPV. “É um vírus bastante comum e que, em geral, não causa doença. Porém, cada mulher tem sua própria história e cada organismo responde de forma diferente a um vírus. Em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que podem se transformar em câncer”, afirma.

Wagner Barbosa fala que o combate ao câncer de colo de útero é feito, principalmente, de forma preventiva, a partir das consultas periódicas com o ginecologista com a realização de exames de Papanicolau e captura híbrida, ambos realizados no próprio consultório.

Fonte: https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/consulta-periodica-e-principal-forma-de-combater-cancer-de-colo-de-utero/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Loading